Nesta página encontrará as melhores dicas para comprar local, sazonal e bio, e garantir desta forma umas compras mais sustentáveis e a redução do seu desperdício alimentar.
Nunca é de mais relembrar que o desperdício começa na”compra”. É por isso que o exercício de reduzir o desperdício começa por conseguirmos distinguir a real necessidade da necessidade criada pelo mercado.
A sociedade de hoje está organizada para que compremos mais do que precisamos e coisas que não precisamos. Os vegetais e ervas frescas que são vendidos apenas a x quantidade ou as embalagens de especiarias que têm sempre muito mais quantidade do que a que vamos gastar dentro do tempo de validade são apenas alguns exemplos. Mas tudo isto gera desperdício alimentar, porque se não os utilizarmos na totalidade estragam-se e acabamos por colocar no lixo.
O que podemos então fazer para trazermos apenas o que precisamos, de origem sustentável e evitarmos o desperdício alimentar?
1º – Planeie semanalmente as suas refeições: este é talvez o ponto mais importante, sem organização não conseguimos cozinhar de forma eficiente. Experimente começar a fazer um planeamento simples, só com os jantares ou só com os almoços da semana, e vai ver como começa a poupar tempo, dinheiro e evita que muitos alimentos se estraguem.
2º – Faça sempre uma lista de compras e siga-a: passe em revista o frigorífico, congelador e despensa antes de ir ás compras e faça uma lista. Na grande maioria das vezes não conseguimos lembrar-nos de tudo o que temos e por essa razão tenho sempre uma lista afixada no congelador e a despensa e frigorífico arrumado, para conseguir ver tudo o que tenho.
3º – Nunca vá às compras com fome: a verdade é que acabamos sempre por comprar algo desnecessário para fazer face a essa necessidade momentânea, e muitas vezes;
4º – Opte por comprar a granel : nas quantidades que necessita e sem embalagens. Veja aqui algumas lojas que vendem neste formato.
5º – Compre produtos sazonais, de produtores locais e bio: comprar diretamente ao produtor reduz os intermediários além de que é sempre bom conhecermos quem nos alimenta. Opte por comprar em mercados ou subscreva cabazes de frescos (veja aqui alguns produtores). Sempre que possível opte por produtos biológicos, estes têm subjacentes métodos de produção sustentáveis, sem recurso a adubos químicos, pesticidas, organismos geneticamente modificados (OGM), entre outros. Além disso a agricultura bio promove a fertilidade e biodiversidade dos solos, já que existe uma preocupação com a rotação de culturas, o uso de fertilização natural, compostagem, entre outros.
Gostou? Partilhe com os seus amigos
– Anúncio –