Farinhas

Nas minhas receitas utilizo vários tipos de farinha e cada uma com a sua especificidade, portanto deixo aqui algumas dicas práticas.

Atenção: não aconselho a troca direta de farinha de trigo por qualquer uma destas, uma vez que as consistências são diferentes e na maioria dos casos não resulta bem.

As minhas favoritas:

  • Farinha de espelta: a espelta é da família do trigo e contém glúten, porém é menos processada do que a farinha de trigo branca, contém uma quantidade de glúten muito inferior e é mais rica em termos nutricionais (em especial a espelta integral). Tem um sabor mais adocicado e um ligeiro aroma a frutos secos e é das minhas favoritas para bolos, massas, crepes, etc.
  • Farinha de trigo sarraceno: é um ótimo substituto sem glúten da farinha de trigo normal, embora a consistência não seja tão fina e por isso não pode ser utilizada na mesma proporção. Uso muito em bolos, panquecas e crepes.
  • Farinha de amêndoa: é aquela toda branca e fina, não confundir com amêndoa moída com casca que também se vende em pacote ou a granel. Ótima para brownies e outros doces que se queiram húmidos. Não contém glúten.
  • Farinha de araruta: utilizo-a como espessante natural para massas, bolos, molhos, etc. É perfeita para substituir os ovos porque funciona como agente de ligamento.

Outras que utilizo ocasionalmente:

  • Farinha de quinoa: deve ser torrada antes de utilizar, caso contrário incute um sabor amargo às receitas. Não contém glúten.
  • Farinha de coco: tal como a farinha de amêndoa é ótima para imprimir alguma humidade nos pratos. Esta farinha incha muito, pelo que as quantidades a utilizar devem ser bem inferiores às restantes. Não contém glúten.
  • Farinha de linhaça: é um bom substituto de ovos, ainda que não funcione para todos os casos em que utilizamos ovos nas receitas. Para substituir um ovo basta juntar 1 colher de sopa de farinha de linhaça e duas de água e deixar repousar 5-10 min.
  • Outras farinhas sem glúten: de grão, de milho, de arroz, de castanha, de alfarroba e de soja.

Espreite aqui para saber onde comprar estas farinhas e outros produtos.

Anúncios