Estes queques de milho são fofos, deliciosos e muito fáceis de fazer. Perfeitos para um lanche ou até para acompanhar pratos salgados.
Há receitas que nos lembram um determinado momento especial que ficou guardado para sempre na nossa memória e esta é uma delas. Se alguém ainda duvida que cozinhar é um ato de amor, é porque nunca cozinhou para alguém que gosta. Não com o intuito apenas de alimentar, mas sim com o intuito de nutrir o corpo e a alma.
Cozinhar para alguém que eu realmente gosto dá-me muito prazer. Penso em cada detalhe, em cada tempero e claro em cada receita que vou fazer para tornar a refeição o mais especial possível. Tenho em conta o que a pessoa gosta, os sabores que lhe são familiares e até aquele prato ou ingrediente que um dia me disse que gostava.
Gary Chapman escreveu um livro sobre as 5 linguagens do amor e no início apressei-me a incluir o ato de cozinhar nos atos ou gestos de serviço mas hoje em dia acho que faz mais sentido incluí-lo nos presentes. Porque cozinhar algo para alguém exige escuta ativa, planeamento e tempo. O que menos importa é o resultado final e sim o tempo e dedicação que aquela pessoa levou a pensar, cozinhar e proporcionar-nos algo que nos faz sentir especiais. E para mim esse é o verdadeiro presente.
A primeira vez que comi bolo de fubá foi feito pela minha Avó Tininha. Ainda estava quente e comi-o com manteiga. Era delicioso. Ligeiramente doce, mas não muito, fofo mas sem se desfazer na boca. Esta é uma versão mais portátil em formato de queques/bolinhos que é ideal para levar em viagem ou nas lancheiras dos miúdos.
Espero que gostem tanto quanto eu e que vos traga tão boas memórias como as minhas. E já sabem, se os fizerem partilhem comigo no facebook ou instagram identificando @blogdaspice.
Queques de milho
- Tempo de Preparação5 min
- Tempo de Cozedura25 min
- Tempo Total30 min
- Quantidade12 -14 queques
- Categoria
- Tags
Ingredientes
Ingredientes
- 220g (2 cup) de farinha de milho (fubá fina)*
- 120g (1 cup) farinha de espelta branca ou farinha de trigo tipo 65 sem fermento
- 1 c. sopa de fermento para bolos
- 3 ovos M
- 190g (1 cup) açúcar mascavado
- 250ml (1 cup) leite vegetal (sem adoçante) ou outro leite que prefira
- 250ml (1 cup) azeite virgem ou óleo de girassol/milho
Preparação
Pré-aqueça o forno a 180ºC e unte uma forma de queques com azeite/óleo (se utilizar uma forma de silicone não precisa de untar). Pode em alternativa colocar formas de papel dentro da forma de metal.
Numa taça junte todos os ingredientes secos e mexa com um fouet/vara de claras. Reserve.
Noutra taça bata os ovos e o açúcar com o fouet ou garfo até surgir espuma. Adicione agora o leite e azeite e volte a bater até incorporar.
Junte agora esta mistura às farinhas e envolva com o fouet até não notar mais farinha na massa e ficar com uma massa homogénea. Encha de seguida as formas quase até ao rebordo.
Leve ao forno por 20-25 minutos ou até fazer o teste do palito e este sair limpo. Retire do forno e deixe arrefecer completamente. Desenforme e sirva.
Notas: utilize de preferência ingredientes biológicos. Opte por uma farinha de fuba fina e de um amarelo claro a da Nacional e Espiga costumam funcionar bem. Farinhas mais grossas e de um tom mais amarelo torrado vão deixar os queques mais densos. Farinhas de milho brancas ou pré-cozidas como as da PAN também devem ser evitadas.