Como fazer face a este frio? Com sopas bem quentes claro!! E este creme é aveludado, fácil de fazer, delicioso e light. Saiba ainda neste post uma forma natural de combater a azia.
A ideia para esta sopa surgiu-me há alguns sábados atrás quando visitei o mercadinho biológico da quinta das conchas e vi uns bolbos de funcho com um aspeto maravilhoso. O funcho é bastante versátil e é uma planta que pode ser consumida por inteiro, sem desperdício. Ainda assim muitos são reticentes a utilizá-lo. As folhas servem para aromatizar molhos, peixe e saladas por exemplo, o bolbo é ótimo para sopas e as sementes, mais conhecidas como erva doce, são perfeitas paras as famosas broas castelares e outros bolos.
O que a maioria das pessoas não sabe é que o funcho tem propriedades ótimas ao nível da digestão. Mastigar sementes de funcho após a refeição pode aliviar os sintomas de enfartamento e azia, entre outros. Se sofrem deste mal experimentem para ver se resulta convosco. E não o sabor não é desagradável, é até “mentolado” devido ao aneto.
Posto isto, toca a dar uma hipótese ao funcho quando o virem no supermercado, não só para fazerem esta sopa como para muitas outras que tenho por aqui. As sementes conseguem encontrar em ervanárias ou casas de produtos a granel.
Esta receita é uma espécie de 2 em 1 porque ao fazerem a sopa “recebem” também um caldo de legumes caseiro que poderão guardar e utilizar noutros pratos.
Creme de curgete e funcho
- Categoria
- Tags
Ingredientes
Ingredientes
- 450g de curgete sem pele
- 50g cebola (sem pele)
- 150g bolbo de funcho
- 1 pitada das folhas picadas
- 500ml água
- flor de sal a gosto
- 1 fio de azeite virgem extra
Preparação
Apague e retire 3/4 da água para um recipiente (frasco por exemplo). Triture a sopa e vá deitando porções pequenas do caldo, a pouco e pouco, até conseguir a consistência de creme. Reserve o restante caldo num frasco ou recipiente hermético no frigorífico para outras receitas (voilá tem um caldo de legumes caseiro).
Adicione o sal e o azeite a gosto e volte a triturar a sopa. Sirva bem quente numa taça ou prato e enfeite com um fio de azeite e um pouco das folhas picadas por cima.
Notas: utilize de preferência ingredientes biológicos.
0 Responses
Nunca cozinhei funcho. Tenho ideia que o sabor iria ser forte, como o cheiro. Eu acho o cheiro do funcho um bocado forte. Mas irei experimentar.
Obrigada e beijinho
Olá Susana, é verdade o cheiro do funcho é intenso, em especial da rama/folhas. Quanto ao bolbo, quando é cozido e misturado com outros ingredientes eu acho mais suave. Sim experimente e depois conte-me se gostou 😉 beijinho