Pizza de massa fina

pizza de massa fina
English English Portuguese Portuguese

Depois de fazer esta receita de pizza de massa fina não vai querer outra coisa. É fácil, rápida e fica tão estaladiça e deliciosa. Vamos experimentar?

Em plena época de COVID19 havia 2 desejos aqui por casa, um meu e outro do Pedro: pizza e sushi respetivamente. O sushi na verdade já dominamos o básico (fizemos os dois um curso há uns anos apesar de eu não ser fã de sushi), mas a massa de pizza confesso que era coisa que ainda não dominava. Em especial porque eu gosto das pizzas bem fininhas e a grande maioria das receitas de pizza caseira que existem são para pizzas mais grossas. 

Dediquei-me por isso a esta causa e nasceu finalmente esta base de pizza. A ideia surgiu durante a minha pesquisa para o e-book “Cozinhar sem Desperdício” porque encontrei um artigo que falava de aproveitar a água da mozzarela para fazer a base da pizza. Comecei a fazer algumas experiências com várias farinhas, fermentos, etc. e também com as temperaturas do forno (porque não tenho obviamente forno a lenha em casa) e cheguei a esta versão final.

Gostámos tanto da receita que instituímos as sextas-feiras como “pizza day” cá em casa e por isso uma das refeições é sempre pizza caseira. A receita dá para duas pizzas mas como são fininhas dão para duas a três pessoas no máximo.

Para o molho deixo-lhe o tradicional molho de tomate mas faço-a várias vezes com molho pesto e fica divinal. Aliás a piada das pizzas é mesmo essa, dar largas à imaginação e fazer uma refeição alegre e descontraída. Use os toppings que mais gosta e experimente esta pizza deliciosa. Alinha nisso?

 Espero que goste e se a fizer não se esqueça de identificar @blogdaspice e partilhar comigo no Instagram ou Facebook.

Pizza de massa fina

pizza de massa fina
  • Tempo de Preparação10 min
  • Tempo de Cozedura30 min
  • Tempo Total40 min
  • Quantidade2 pizzas

Ingredientes

Para a base

  • 2 cups farinha espelta branca (ou trigo)
  • 1 cup farinha espelta integral (ou trigo)
  • 1 cup água da mozzarela (ou água normal)
  • 2 c. chá fermento de padeiro
  • 2 c. chá sal marinho fino

Para os toppings

  • 1 cup polpa de tomate (caseira ou de compra)
  • 3 c. sopa azeite virgem extra (mais para colocar por cima)
  • 2 c. chá de  folhas de tomilho frescos (ou orégãos)
  • 200-250g queijo mozzarela de bufala D.O.P (cerca de 2 pacotes)
  • 1 tomate chucha em fatias finas
  • 1 cup de cogumelos cremini ou paris fatiados
  • sal marinho e pimenta preta a gosto

Preparação

1

Pré-aqueça o forno a 250ºC e polvilhe 2 tabuleiros grandes de forno com farinha* (veja o ponto 6 para decidir que método prefere utilizar). Reserve.

2

Numa taça coloque os ingredientes secos da massa e misture. Adicione de seguida a água e envolva bem até conseguir formar uma bola. Amasse ligeiramente durante uns minutos, tape e reserve.

3

Noutra taça junte a polpa de tomate, azeite, tomilho e uma pitada de sal e pimenta. Misture tudo bem e reserve. Prepare os restantes toppings.

4

Polvilhe a bancada com farinha, transfira a massa para a bancada e divida-a em 2 porções iguais. Achate com a sua mão uma das porções e comece a estende-la com um rolo da massa enfarinhado. Vá virando a massa, estenda de um lado e de outro e vá também girando para conseguir que fique mais ou menos redonda (opcional). Adicione farinha sempre que necessário para a conseguir trabalhar melhor. Estenda-a até que fique bem fina mas ainda a consiga transferir sem rasgar. 

5

Transfira para um dos tabuleiros (se for mais fácil dobre ao meio e desdobre depois no tabuleiro) e repita o mesmo processo para o outro pedaço. De seguida pincele o molho de tomate por cima das bases e espalhe-o bem. Adicione os toppings e por último o queijo em pedaços. 

6

Leve ao forno colocando uma das pizzas próxima do topo e outra mais próxima da parte inferior. Coza-as por 20-30 min, trocando os tabuleiros de posição a meio da cozedura (desta forma garante que a base fica estaladiça e os toppings bem cozinhados em ambas). Pode em vez disso colocar os tabuleiros previamente no forno* (a pré-aquecer) e depois adicionar um pouco de farinha e as pizzas diretamente nos tabuleiros quentes (desta forma pode colocar ambos no centro do forno e não precisa de os trocar). Assim que o queijo estiver derretido e a massa bem dourada retire e sirva de imediato.

Notas: use de preferência ingredientes biológicos. Se pretender pode congelar a massa antecipadamente. Depois basta deixar descongelar à temperatura ambiente e usar conforme descrito acima.

 

Receita da massa adaptada de Food52 .

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Sobre Mim

Olá e bem-vinda(o) ao meu blog. O meu nome é Sofia e sou apaixonada por cozinha saudável e natural. Aqui vai encontrar receitas para o dia a dia e até para ocasiões especiais, sempre com ingredientes sazonais e locais.

O meu objetivo é simples: dar-lhe inspiração para cozinhar!

Subscreva o blog

Siga-me no Instagram

Visite a página no Facebook

Categorias

Receitas Recentes