Se querem uma alternativa vegetal para barrar no pão, que seja deliciosa e fácil de fazer, não procurem mais!
Esta tem sido uma das coqueluches nos brunches que faço na Às 9 – Living better academy. São raras as vezes em que sobra um bocadinho para contar história e nunca acabo o brunch sem alguém me perguntar “Sofia e a receita do queijo?“. Pois finalmente aqui está ela.
Para além de delicioso este queijo creme prepara-se em 10 min., é vegan e não tem glúten ou qualquer açúcar adicionado. O sabor a “queijo” vem da levedura nutricional. Como o próprio nome indica esta levedura é semelhante a muitas outras (como a de cerveja ou de padeiro), criadas através de uma estirpe de fermento. Porém esta é bastante diferente na sua composição e é uma fonte de minerais e vitaminas, o seu sabor é também muito característico. Podem encontrá-la nas lojas biológicas e até na zona saudável de alguns hipermercados (vejam aqui algumas sugestões).
Este queijo é altamente versátil e pode ser congelado para utilizações futuras (basta depois descongelar umas horas antes). Funciona lindamente como entrada, servido com uns palitos de cenoura e curgete, como snack, se o quiserem barrar em pão, ou então como molho para pratos principais, em saladas ou massas (vejam a minha receita de massa com espinafres e natas de caju que é só uma delicia!!).
Espero que gostem e já sabem, partilhem comigo os resultados no facebook e instagram!
Foto: Paulo Diniz
Queijo creme de caju
Ingredientes
Ingredientes
- 1 chávena de chá (cup) de cajus crus demolhados e escorridos (ver notas abaixo)
- 1/3 a 1/2 chávena de chá (cup) de água (mais se necessário)
- 1 dente de alho
- 1 fio generoso de azeite a gosto
- flor de sal e pimenta a gosto
- 1 c. sopa de levedura nutricional
- Opcional: palitos de cenoura e curgete para servir com o queijo
Preparação
Transfira para uma taça e leve ao frigorífico por 30 minutos até ganhar consistência. Sirva com crudités, pão, saladas ou massas ou congele para depois. No frigorífico dura cerca de 3-4 dias em recipiente hermético.
*Se por acaso adicionar água a mais e a mistura ficar aguada, junte mais uns 2ou 3 cajus crus à mistura e volte a triturar até acertar a consistência.
Nota: use de preferência ingredientes biológicos. Deve demolhar os cajus pelo menos 12h e descartar a água da demolha. Este processo permite que o ácido fítico seja libertado, o que facilita a digestão dos frutos secos e a absorção dos seus nutrientes pelo corpo. Porém, se não tiver tempo para isso, coloque-os em água a ferver durante 10-15 min. (mas tenha em atenção que o processo de libertação do ácido fítico não se fará).