Se gostam de risotto vão adorar este quinotto de cogumelos. Cremoso, saboroso mas completamente vegan! Quinoa, cogumelos e cajus são os ingredientes essenciais.
Adoro quando uma experiência sai bem à primeira e esta foi uma delas. Num destes dias aqui em Lisboa fiz o jantar para o meu pai e a minha irmã Rita.
Se noutras coisas é fácil agradar a família, quando por exemplo somos pequenos e fazemos os nossos teatros, saraus, etc. e os nossos pais nos aplaudem como se pertencêssemos a Hollywood, no que toca a comida já não é assim tão fácil.
Não porque sejam mais perfecionistas ou minuciosos neste tema, mas sim porque os seus paladares foram treinados para sabores com muito sal, açúcar, etc. Nesse sentido, acaba sempre por ser um público mais exigente, com a agravante de (em especial para o meu pai), uma refeição sem carne ou peixe não ser refeição.
Mas pus mãos à obra para lhes demonstrar que efectivamente podemos ter refeições vegetarianas saborosas.
Não contente, fui ainda mais longe e decidi que o prato principal e sobremesa iam ser vegan (grande estica pensam vocês, mas é só para terem uma ideia de como acredito que vegan e vegetariano podem continuar a ser deliciosos). O menu que escolhi foi: entrada – abóbora com queijo de cabra e alecrim, prato principal – quinotto de cogumelos, sobremesa – brigadeiros saudáveis.
Tenho a dizer-vos que desta ementa sobrou muito pouco e para quem nunca tinha sequer provado quinoa, suspeito que se aventurarão em novas receitas com este ingrediente. Os brigadeiros foram a chave de ouro e tive que esconder alguns porque só o meu pai comeu 5!
Depois disto, é seguro dizer que é possível fazermos refeições com menos proteína animal e ainda assim deliciosas. Se têm dúvidas comecem por este quinotto de cogumelos e juro que não vão arrepender-se! Contem-me depois se gostaram.
Quinotto de cogumelos
- Quantidade2-3 pessoas
- Categoria
- Adequado para dieta
- Tags
Ingredientes
- 100g cogumelos brancos
- 50g cogumelos shitake (ou outros)
- 1 chávena de chá (cup) de quinoa branca
- 100g caju cru*
- 1 alho inteiro
- 1/4 cebola
- 1/4 colher de café de cominhos (opcional)
- 1/2 colher de café de noz moscada
- flor de sal e pimenta preta em moinho a gosto
- cebolinho (para decorar – opcional)
- azeite virgem q.b
Preparação
Demolhe os cajus em água bem quente durante pelo menos 1 hora (a água deve cobrir os cajus por completo). Entretanto corte o topo do alho de forma a ficarem a ver-se o interior dos dentes de alho, coloque-o em papel de alumínio e regue com um fio de azeite. Embrulhe e leve ao forno 40 min.
Corte os cogumelos ao meio ou em quartos, pique a cebola e o cebolinho. Salteie tudo em lume médio numa frigideira com um fio de azeite e tempere com sal e pimenta a gosto. Assim que os cogumelos começarem a largar água (ao fim de 5-7 min), transfira-a para um recipiente e reserve.
Num tacho em lume médio coloque a quinoa e o dobro da medida de água (neste caso 2 chávenas de chá de água) e tape. Assim que levantar fervura diminua o lume e junte uma pitada de sal. Deixe cozer durante 10-12 min, até a quinoa abrir e a água ter sido absorvida (no final deste tempo se a quinoa estiver cozida e ainda houver demasiada água, escorra-a).
Entretanto escorra a água dos cajus, reservando cerca de 5 colheres de sopa da mesma. Num robot cozinha ou liquidificador, junte os cajus demolhados com essa água, os cominhos, a noz moscada, sal e pimenta a gosto, um fio de azeite e a água dos cogumelos. Pegue no alho assado e esprema-o juntando essa polpa à mistura. Triture tudo muito bem até conseguir uma pasta cremosa, com a consistência de natas. Prove e ajuste os temperos se necessário, voltando a triturar.
Na mesma frigideira que utilizou para os cogumelos, junte-lhes agora o molho e a quinoa já cozida. Envolva tudo durante 5 min em lume médio e sirva. Junte cebolinho fresco por cima para decorar (opcional).
Nota: utilize de preferência ingredientes biológicos.
*Pode em vez de utilizar os cajus optar por natas vegetais de arroz ou soja. Sugiro 1 1/2 a 2 pacotes (300-400 ml no total).
0 Responses
Estava realmente bom!!!
VOU EXPERIMENTAR!!!!!!
Que bom, depois conte-me se gostou! 😉