Há receitas que convertem até os mais céticos. Estes zoodles com bolonhesa de lentilhas é uma delas. É fresca, fácil de fazer e muito aromática e saborosa. Vegan e light, portanto é perfeita para o verão.
“Lentilhas?! A sério?! Eu não gosto de lentilhas…”, já ouvi esta frase mil vezes, sempre acompanhada de uma expressão facial pouco lisonjeadora e desconfiada. Mas a pergunta que coloco sempre é “Alguma vez experimentaste?”. A resposta é muitas vezes negativa e quando não o é limita-se a uma única experiência (que obviamente correu mal).
Já servi este prato em vários jantares cá em casa mas a prova de fogo foi no último evento de capoeira do meu grupo (não sabiam que eu pratico Capoeira? Leiam aqui). Quatro dias exaustivos de aulas de capoeira, rodas, danças, convívio, almoços e jantares para 150 pessoas. Foi necessário definir um menu e as respectivas opções vegetarianas (este ano contávamos com mais de 20 vegetarianos). Esta última parte ficou a meu cargo e para um dos almoços defino esta receita. “Lentilhas?”, oiço imediatamente. “Sim lentilhas”, afirmo. Continuámos mas percebi os olhares de dúvida que pairavam no ar…
No dia em questão, um domingo, começámos a preparar a receita enquanto o resto do pessoal fazia um passeio por Lisboa. Os meus amigos e preciosos ajudantes de cozinha não voltaram a questionar a opção, mas senti que ainda não estavam convencidos. O passeio atrasou-se, o almoço estava pronto e por isso aproveitámos para uma merecida pausa. Havia um pequeno páteo com flores donde víamos algumas hortas urbanas. Pusemos mesas e cadeiras lá fora e eu preparei 3 pratos desta receita. Não sei se foi da conversa, da companhia, da paisagem, do cansaço ou da comida. Talvez tenha sido a junção de todos aqueles factores, mas para mim foi um dos momentos mais inesquecíveis desse evento. Posso adiantar-vos que do almoço não sobrou pitada e houve várias repetições (inclusive de não vegetarianos).
Quando experimentamos algo novo, é importante prová-lo em diferentes sítios e com diferentes formas de confeção. No caso desta receita utilizo lentilhas vermelhas porque não precisam de ser demolhadas e facilita todo o processo. As lentilhas são ainda uma ótima fonte de proteína vegetal e por isso um aliado importante para quem opta por uma alimentação vegetariana ou vegan.
Espero que gostem destes zoodles com bolonhesa de lentilhas.
PS- Esta receita de zoodles com bolonhesa de lentilhas é dedicada aos melhores ajudantes de cozinha do mundo, os meus companheiros de Capoeira. Sem vocês não tinha sido possível!
Zoodles com bolonhesa de lentilhas
- Quantidade2 pessoas
- Categoria
- Caraterísticas
- Adequado para dieta
- Tags
Ingredientes
Ingredientes
- 2 curgetes médias (ou 1 grande)
- 3/4 de chávena de chá de lentilhas vermelhas
- 1 e 1/2 chávena de chá de água quente
- 10 colheres de sopa de polpa de tomate*
- 1 colher de sopa de massa de pimentão*
- 3 colheres de sopa de cebola picada
- 1/4 colher de café de canela
- 1 colher de chá de xarope de ácer ou mel
- 1/2 colher de café de piri-piri moído (opcional)
- 1 fio de azeite virgem extra
- flor de sal e pimenta preta em moinho a gosto
- 1 punhado de orégãos frescos
Preparação
Num tacho ou wok refogue a cebola no azeite em lume médio, adicionando de seguida a polpa de tomate e massa de pimentão. Adicione as lentilhas e a água quente. Mexa e deixe apurar cerca de 5 min até parte da água ter evaporado. De seguida tempere com flor de sal e pimenta a gosto, canela, piri-piri (opcional) e xarope de ácer ou mel. Mexa e deixe apurar outros 5 min, até as lentilhas estarem al dente e o molho engrossar. Prove e ajuste os temperos se necessário.
Escorra a curgete que reservou na taça, dê-lhe alguns golpes (especialmente se optou pelos zoodles, caso contrário ficam demasiado compridos) e coloque-a em taças ou pratos de sopa. Disponha por cima a bolonhesa de lentilhas e adicione as folhas frescas de orégãos. Sirva.
Notas: utilize de preferência ingredientes biológicos.
*Pode utilizar polpa de tomate e massa de pimentão de compra, porém se o fizer escolha uma marca que utilize ingredientes naturais, ao invés de concentrados, e não tenha adição de sal ou outros componentes que podem alterar o sabor final da bolonhesa.