Há dias em que estamos esgotados de ideias e criatividade. Seja porque tivemos um dia de cão no trabalho ou simplesmente porque estamos de férias, é verão e temos preguiça de pensar. Por outro lado apetece-nos algo fora do habitual… Esta receita é perfeita para esses dias: fácil, diferente e rápida.
O salmão é daqueles peixes que tenho sempre no congelador. Em postas ou em lombos, é um residente permanente. Normalmente faço o salmão no forno e preparo um molho para acompanhar: pesto, de iogurte e mostarda ou simplesmente de limão.
Mas ontem apeteceu-me inovar um bocadinho. Confesso que não sou de misturar fruta com a comida, cinjo-me aos frutos secos e a mais duas ou três opções. Isto porque na maioria das vezes as misturas que se fazem são muito doces e para mim doce é sobremesa. Neste caso acho que consegui equilibrar bem a dicotomia do doce e salgado. Por outro lado os citrinos e a hortelã (já vos disse que adoro hortelã?) cortam a gordura do salmão e o resultado é uma mistura bastante suave e agradável.
Mas quem sou eu para falar, provem e digam-me o que vos parece.
Ingredientes: (2 pessoas)
2 lombos de salmão selvagem (frescos ou congelados, neste último caso convém descongelar primeiro)
2 tangerinas médias (de preferência biológicas)
7 a 8 folhas de hortelã fresca
1 colher de café de gengibre em pó
sumo de meio limão
2 colheres de azeite (virgem)
sal e pimenta q.b
Preparação:
Pré-aqueça o forno a 180°C.
Tempere o salmão com sal e pimenta e coloque num tabuleiro ou pirex.
Pique a hortelã e corte as tangerinas ao meio sem as descascar. Retire 3 a 4 gomos de uma metade e corte-os em bocados. Esprema as restantes para uma taça com a ajuda de um espremedor ou com as mãos (retire os caroços se caírem para o sumo).
Junte ao sumo os restantes ingredientes: gengibre, sumo de limão, gomos da tangerina, hortelã picada, azeite e tempere a gosto com sal e pimenta. Misture tudo.
Tempere o salmão com o preparado e leve ao forno a assar durante 15-20min. Retire e sirva. Se quiser use mais algumas folhas de hortelã e gomos de tangerina frescos para decorar.
Nota: utilize ingredientes biológicos de preferência.
One thought on “Salmão com molho de tangerina e hortelã”