Pappadamus no forno com ricotta e alecrim

IMG_4203[1]

Perdem-se por um snack estaladiço? Então esta receita é para vocês! O melhor de tudo? Faz-se em 5 minutos, ou até menos…

Bom, na verdade chamar a isto “receita” é um over statement porque trata-se apenas de juntar ingredientes pré-preparados. Porém, há dias em que não nos apetece fazer mais do que isso porque estamos cansados e sem paciência, ou pode também dar-se o caso de aparecerem uns quantos amigos lá por casa e não termos tempo útil para cozinhar. Para ambos os casos (mais do que válidos) este snack é perfeito!

É verdade que o meu objectivo é incentivar-vos a cozinhar e estar a sugerir-vos uma receita com alimentos pré-preparados pode parecer-vos contraditório. Porém, tenho consciência que o ritmo dos dias de hoje forçam-nos a optar muitas vezes pelo mais rápido, em detrimento da qualidade. E quanto a mim, é neste momento que devemos ser ainda mais criteriosos na seleção dos alimentos. Não me canso de repetir o mantra: leiam os rótulos, leiam os rótulos, leiam os rótulos. Porque faz mesmo toda a diferença termos consciência do que consumimos.

Nesta receita utilizei pappadamus sem glúten e com baixo teor de sal, de todos os que havia escolhi os que me pareceram mais naturais na sua composição. Os pappadamus são típicos da cozinha indiana (decerto já devem ter comido nos restaurantes indianos), mas normalmente são fritos. Como não frito nada em casa, resolvi assá-los e ficaram ótimos. Quanto ao queijo, optei pelo ricotta porque tem baixo teor de gordura e um sabor leve.

Se tiverem dúvidas onde comprar estas iguarias, deixo uma sugestão no final. Espero que gostem e que satisfaça os vossos desejos de trincar algo crocante. Comigo resultou!


Ingredientes:

4 pappadamus crus

2 a 4 colheres de sopa de queijo ricotta

1 fio de azeite extra virgem

1 ramo de alecrim fresco

sal dos Himalaias e pimenta preta em moinho a gosto

Preparação:

Pré-aqueça o forno a 180º.

Forre um tabuleiro de forno com papel vegetal e disponha os pappadamus. Coloque o forno em modo grill (placa de cima) e introduza o tabuleiro na penúltima posição (a contar de cima). Deixe assar de 2 a 5 minutos (dependendo da potência do aparelho) ou até ficarem dourados. É importante que vigie de perto durante este tempo porque rapidamente passam de dourados a torrados.

Retire, parta-os em bocados grandes e disponha num prato ou travessa. Disponha num canto o queijo ricotta, regue com um fio de azeite e tempere a gosto com sal e pimenta. Junte por cima o alecrim e sirva.

Nota: utilizem de preferência ingredientes de origem biológica.

Sugestão: em Lisboa o meu sítio favorito para comprar pappadamus e caril (entre outros) é no Martim Moniz. Porém, se tiverem um restaurante Indiano próximo de vocês experimentem pedir-lhes, talvez se surpreendam..;) 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s