Neste post trago-lhe a receita de 4 marinadas para tofu e ainda algumas dicas para cozinhar esta proteína vegetal.
Curiosamente esta não é a primeira receita com tofu no meu site. A primeira foi a de umas tartes de chocolate que usam tofu silk e cujo recheio fica cremosos e aveludado. A verdade é que durante muito tempo eu dizia que não gostava de tofu, até perceber que nunca tinha comido tofu preparado e temperado convenientemente. Resolvi de vez em quando fazer umas experiências com tofu, começando pelo tofu fumado (que tem um sabor a fumeiro e é por isso mais amigável ao nosso paladar português). E a verdade é que me fui entusiasmando cada vez mais com esta proteína vegetal (entre outras).
Entendo que ao início possa parecer-lhe estranho ou até ficar algo reticente em reação à textura, sabor, etc. mas prometo que será como diz o ditado “primeiro estranha-se, depois entranha-se”. Ao ponto de hoje não passar uma semana sem comer tofu e de me apetecer verdadeiramente prepará-lo e cozinhá-lo. Por isso reuni nesta nova página do meu site várias informações importantes sobre algumas proteínas vegetais, as mais comuns: tofu, tempeh e seitan. Aí encontra um pouco de em que consistem, como são feitas e as minhas marcas favoritas.
Hoje deixo-lhe alguns conselhos para preparar e cozinhar tofu e ainda 4 marinadas simples para tofu:
- Escolha o tipo certo de tofu para o que pretendem confecionar: tofu suave ou silk é ideal para molhos ou sobremesas cremosas, tofu de textura média (o mais habitual) é ótimo para estufados ou salteados e o tofu mais rijo para confecções em que vai ser mais manuseado e tem que aguentar a sua forma (ex: fritar).
- Variar os cortes: aqui também consoante o método de confeção. Se pensar na carne também não a comemos da mesma forma por isso aqui será igual: ralado, triturado, fatiado, em cubos, em tiras, em triângulos, etc.
- Marinar sempre!: o tofu ao natural sabe a pouco por isso só terá realmente sabor se o temperar (e bem!). E deve adicionar sempre um elemento ácido à marinada, seja vinho, limão, laranja, vinagre ou molho de tomate. Faz toda a diferença! Marine pelo menos 6-8h (idealmente de um dia para o outro).
Deixo-lhe então abaixo as 4 marinadas para tofu e espero que goste! Se a fizer não se esqueça de identificar @blogdaspice e partilhar comigo no Instagram ou Facebook.
4 marinadas para tofu
- Tempo de Preparação5 min
- Pronto em6-8h
- Quantidade2 pax/marinada
- Categoria
- Adequado para dieta
Ingredientes
Limão e tomilho
- 180-200g tofu ao natural
- 2 c. sopa de azeite virgem extra
- sumo e raspa de 1 limão
- 1 c. sopa tomilho seco (ou 1 punhado de tomilho fresco)
- 65ml (1/4 cup) vinho branco ou cerveja
- 1 dente de alho picado
- sal e pimenta a gosto
Tomate e paprika
- 180-200g tofu ao natural
- 2 c. sopa de azeite
- 65ml (1/4 cup) polpa de tomate
- 2 c. sopa de paprika fumada
- 2 dentes de alho picados
- sal e pimenta preta a gosto
Caril e gengibre
- 180-200g tofu ao natural
- 2 c. sopa de azeite virgem extra
- 2 c. sopa de caril
- 1 c. chá curcuma em pó ou fresca (ralada)
- 1 c. chá de gengibre ralado
- sal e pimenta preta a gosto
Asiático
- 180-200g tofu ao natural
- 2 c. sopa de azeite virgem extra
- 2 c. sopa molho de soja
- 1 c. sopa de tempero de cebola e alho (ou cebola/alho em pó)
- 2 c. sopa manteiga de amendoim (ou tahini)
- sumo de 1 laranja pequena
- sal e pimenta preta a gosto
Preparação
Num recipiente hermético ou frasco coloque o tofu já cortado e de seguida junte todos os ingredientes da sua marinada. Envolva bem e adicione água (se necessário) até que o tofu fique submerso.
Tape, agite bem e guarde no frigorífico até 5 dias ou pelo menos 6-8h para intensificar os sabores. Use nos seus cozinhados.
Notas: use de preferência ingredientes biológicos.