Este bolo aromático tipo inglês é perfeito para um lanche ao fim de tarde. A curgete dá-lhe um toque húmido e as especiarias impregnam um aroma adocicado, envolvente e relaxante. Sem glúten ou lactose.
Há uns tempos atrás uns amigos convidaram-me para passar um fim de semana na Ilha do Mussulo. O Mussulo é uma língua de terra que se estende por alguns quilómetros a sul de Luanda e dista a cerca de 15 minutos de barco. Posso equipará-la talvez a Tróia, já que tem um formato semelhante e também é (ou era…) um pequeno paraíso. Antigamente era habitada apenas pelos locais, que na sua maioria não conheciam outra realidade.
Hoje a história é bem diferente, há resorts, mansões e iates. Ainda assim há algumas constantes. A areia é fina, há casuarinas, palmeiras e mangais com uma palete de cores que transita entre o amarelo e o verde escuro, passando por um verde alface eletrizante.
Do outro lado vê-se Luanda e os seus edifícios altos, mas à medida que os nossos olhos se afastam da cidade, os edifícios tornam-se mais baixos e escassos e a terra avermelhada toma conta da paisagem.
O Mussulo tem tudo para ser um paraíso, mas fica cada vez mais longe disso… A construção desenfreada de casas, a poluição dos barcos, a dragagem para extensão de praias privadas e os aterros ilegais de lixo nesta zona têm os seus impactos na flora e fauna.
Ainda assim a natureza persiste. Nesse mesmo fim de semana a Rute e o Diogo levaram-me a ilhas desertas, onde só vemos mangal, areia, céu, mar e pássaros. O silêncio desses locais é rejuvenescedor. Mais tarde conseguimos ver tartarugas marinhas à distância de poucos metros. Nem queria acreditar, que maravilha! E tudo isto a 15 ou 20 minutos de Luanda. A cidade da confusão, do caos, do trânsito, do lixo e dos musseques a perder de vista.
É comum dizer-se que “África ou se ama ou se detesta, não há meio termo”. Angola não é diferente. Para viver em terra de contrastes há que ter uma particularidade: descobrir o belo no meio do caos.
Esse fim de semana no Mussulo foi isso mesmo, um refúgio de paz, natureza e boa companhia. Como estávamos perto da Páscoa, ofereci este bolo aromático à Rute e ao Diogo, para agradecer-lhes o convite generoso e o tempo bem passado, nesta réstia de paraíso.
Espero que gostem e que consigam sentir neste bolo aromático e receita o conforto, alegria e relaxamento que esse fim de semana me trouxe a mim.
Bolo aromático de curgete e especiarias
- Quantidade6 – 8 fatias
- Categoria
- Adequado para dieta
- Tags
Ingredientes
Para o bolo
- 1 banana madura
- 1 chávena de curgete ralada e espremida (até retirar o excesso de água)
- 1 chávena de farinha de trigo sarraceno
- 1 chávena de farinha de amêndoa
- 2 colheres de sopa de açúcar de coco
- 1 colher de sopa de stevia granulada
- 1 ovo
- 1 colher de café de fermento
- 2 colheres de café de bicarbonato de sódio
- 1 colher de café de canela
- 1/2 colher de café de noz moscada (em pó)
- 1 colher de café de erva-doce
- 1/2 colher de café de baunilha
- 3 colheres de pepitas de cacau cru (opcional)
Para a cobertura (opcional)
- 50g de chocolate preto 70% cacau adoçado com stevia
- 1 colher de café de óleo de coco
- perpétuas secas
Preparação
Numa tigela grande junte todos os ingredientes secos e misture-os muito bem com um fouet ou vara de claras.
Noutra tigela à parte esmague a banana com um garfo, junte a curgete bem espremida e o ovo. Bata tudo até ter uma mistura homogénea. De seguida junte os ingredientes secos e envolva bem. Deite e mistura na forma com a ajuda de uma espátula e leve ao forno por 20-25 minutos ou até o palito sair limpo. Retire do forno e deixe que arrefeça completamente.
Entretanto, se pretender fazer a cobertura, derreta o chocolate com o óleo em banho-maria. Após desenformar o bolo, deite o chocolate por cima, com a ajuda de uma colher e espalhe as perpétuas de seguida. Sirva.
2 Responses
Sofia, muito obrigada. Como sabes já não tive oportunidade de provar o bolo: o Diogo devorou-o em 5 minutos, para substituir o jantar para o qual não teríamos tempo…
Gostei muito do fim de semana e especialmente do “mimo” com que preparaste esta receita para nós! Já te disse mil vezes: tens aqui 2 clientes 🙂
Obg Rute! <3 Vocês e o Pedro são os meus melhores Clientes!!