Este patê de atum sem atum é delicioso, fácil de fazer e a opção perfeita para levar para a praia neste verão. O sabor a mar consegue-se através de um ingrediente especial que há em abundância na nossa costa. Adivinha qual?
Sei que pode soar estranho um patê de atum sem atum mas esta é daquelas receitas em que terá que confiar em mim (e prometo que não vai arrepender-se)! Nesta época de verão é muito comum recorrermos a opções fáceis de levar para a praia como sandes, wraps, saladas, etc. E um ingrediente bastante comum em todas elas é o tradicional atum. Deixe-me já esclarecer que eu gosto muito de atum e volta e meia também o consumo, porém cada vez menos e vou explicar-lhe porquê.
Quando fiz a pesquisa para escrever o meu livro “Da raiz à rama“, li uma série de relatórios e estudos sobre pescado porque queria incluir algumas receitas com esse ingrediente mas ao mesmo tempo consciencializar sobre tipo de pescado que ainda podemos/devemos consumir. Uma das fontes a que recorri foi a Lista Vermelha Europeia de Espécies Marinhas que contempla várias espécies ameaçadas ou quase ameaçadas, entre elas o atum. A principal causa de ameaça é a sobrepesca, embora a poluição e o desrespeito pelo limite mínimo de captura também contribuam para tal. Neste último ponto sugiro consultar e régua “Deixem-me crescer” do Oceanário de Lisboa, onde pode ficar a conhecer o tamanho mínimo legal de captura das espécies marinhas (porque como consumidores, na altura de comprar devemos fazer escolhas informadas).
Por estas razões tenho vindo a reduzir muito o consumo de atum mas não queria deixar de ter uma opção igualmente prática e deliciosa para o verão. Por isso criei esta receita e para lhe dar sabor a mar incluí um ingrediente da nossa costa, repleto de minerais e tão pouco utilizado por nós: as algas. Utilizei algas da Wissi – Vegetais marinhos, um projeto português que captura algas em profundidade e com certificação biológica. Pode também comprá-las em lojas a granel como a Maria Granel, ou na zona bio dos hipermercados.
Em relação à receita, é simples, rápida e simplesmente deliciosa! Deixo abaixo tudo o que precisa de saber e também aqui um vídeo tutorial. Espero que goste e não se esqueça de partilhar comigo as suas recriações no facebook e instagram!
Patê de atum sem atum
- Tempo de Preparação10 min
- Quantidade2 a 4 pessoas
- Categoria
- Adequado para dieta
Ingredientes
Ingredientes
- 1 c.sopa (bem cheia) de alcaparras
- 400g grão cozido, escorrido e frio
- 2 c. sopa cebola picada fina
- 2 c. sopa de algas (usei a alface do mar mas pode utilizar outra que prefira bem picada)
- sal e pimenta a gosto
- 100ml maionese (usei a minha maionese vegan mas pode usar a sua favorita)
Preparação
Comece por picar as alcaparras bem finas e reserve. Numa taça esmague bem o grão com um garfo (não use o triturador porque fica puré e queremos alguma textura).
Adicione ao grão a cebola, alcaparras, algas, tempere com sal e pimenta e junte por fim a maionese. Envolva tudo, prove e ajuste os temperos. Está pronto!
Utilize em sandes, como patê para entrada, em wraps ou até em massas e saladas. Guarde em recipiente hermético até 4 dias no frigorífico.
Nota: use de preferência ingredientes biológicos.