Com o frio que se faz sentir pela Europa, acho que este creme de abóbora quentinho pode ser a solução! Sem batata e só com ingredientes naturais e bem frescos. Faz-se em 20 min.
Passei o fim de semana em Lisboa e estava um frio de rachar! Mas apesar do frio, estavam dias fantásticos: céu limpo, sol e humidade zero. E o que eu adoro um bom sol de inverno.
São os meus invernos favoritos, aqueles em que faz muito frio mas não chove, o vento é levezinho e o sol é permanente. E é nestes dias assim que apetece mesmo uma sopa quente, reconfortante, que nos aqueça até à alma.
Nestes dias em Lisboa consegui recarregar baterias. Visitei algumas das minhas lojas favoritas, entre elas a Maria Granel e a Cerâmicas na Linha. Se ainda não conhecem aconselho-vos vivamente a visitar porque são duas lojas de perdição total.
A Maria Granel é recente e fica perto da Av. Igreja em Lisboa, mas está rapidamente a conquistar o coração dos portugueses. E na verdade o que há para não gostar?
É uma mercearia que vende produtos biológicos a granel e incentiva a compras sustentáveis. Lá dentro há um pouco de tudo: fruta desidratada, farinhas de quase todas as espécies, mel, agáve, granola, especiarias, enfim um mundo! E tudo a granel, para comprarmos apenas o que necessitamos.
Eu sou ávida consumidora dos produtos deles mas nunca tinha visitado a loja (como estou fora pedia sempre à família para ir lá por mim). Porém desta vez finalmente visitei e adorei. A loja está tão bonita que apetece passar lá horas, tem imensa variedade e adorei ver que estava cheia de gente com os seus boiões e sacos de pano, conscientes do impacto que os sacos e recipientes de plástico (entre outros) têm no nosso ambiente.
No Chiado visitei a nova loja da Cerâmicas na Linha, que vende loiça ao kilo. Já tinha visitado a loja em Oeiras mas ficava-me um pouco fora de mão. Esta no Chiado é perfeita!
Ora como devem imaginar eu fotografo muita comida e como tal a minha segunda perdição são as loiças e os acessórios de cozinha. Posso dizer-vos que com menos de 30€ trouxe loiça linda e ainda alguns achados como esta tacinha que usei nesta foto e que por estar lascada custou 0,50€! Todas as loiças são portuguesas portanto o facto de contribuirmos para a economia nacional é um bónus 😉
Deixo por agora as novidades deste fim de semana que palmilhei as ruas Lisboetas. Há muitas mais, mas conto-vos nos próximos posts. Para hoje à noite, toca de fazer este creme de abóbora para aquecer e saborear! Espero que gostem!
Creme de abóbora e majericão
- Quantidade4 pessoas
- Categoria
- Adequado para dieta
- Tags
Ingredientes
- 1/2 abóbora moranga pequena limpa e cortada em pedaços (+/- 4 chávenas de chá)
- 8-10 folhas de manjericão frescas
- 4 chávenas de chá de água (mais se necessário)
- 3 colheres de sopa de azeite virgem extra
- 1/2 cebola picada
- 1 dente de alho picado ou laminado
- flor de sal e pimenta preta em moinho a gosto
- 75 ml de leite de coco biológico (opcional)
Preparação
Numa panela aloure a cebola e o alho em azeite, em lume médio. Junte a abóbora e o manjericão e envolva tudo muito bem. Adicione a água até cobrir os legumes e tempere com sal e pimenta a gosto. Deixe levantar fervura, tape e deixe cozer 20-25 minutos. A meio do tempo espreite e adicione mais água se necessário ou se pretender uma sopa mais líquida. Se for o caso, prove e ajuste o tempero.
Quando a abóbora estiver macia, utilize a varinha mágica ou um robot de cozinha/liquidificador para passar a sopa até conseguir um creme aveludado. Junte o leite de coco e triture novamente. Sirva em taças e decore com uns pingos de leite de coco.
Nota: utilize de preferência ingredientes biológicos.
0 Responses
Apesar de gostar de sopas com mais conteúdo, esta é muito simples de fazer e ficou óptima.