Esta receita de batata doce recheada é para os dias de chuva que se avizinham: quente, reconfortante e cremosa. Para além disso: muito fácil de fazer!
Desde que vim para Luanda o meu gosto por batata-doce acentuou-se. Já gostava bastante antes, mas aqui é mais habitual comer-se batata doce do que batata normal e isso leva-me a incluí-la mais vezes nas minhas receitas.
Por esta altura o tempo ainda anda chocho por aqui. Os dias ainda são muito cinzentos e apesar de se avizinhar o verão, parece que tarda a chegar. Parece na realidade um outono, só que mais quente.
Num destes dias apeteceu-me fingir que era mesmo outono e nada é tão típico desta estação como os assados. É verdade que esta receita de batata doce recheada não é propriamente light, até porque nenhum tipo de batata o é, mas também não defendo que devemos passar a vida em dietas. Defendo sim uma alimentação saudável e variada, onde prima o equilíbrio. Por isso, confio que saberão incluir esta receita no meio de tantas outras que são efetivamente mais ligeiras.
Para mim esta batata doce recheada foi um jantar, acompanhado de uma salada, mas pode funcionar também como um acompanhamento. Vocês decidem! 🙂
Experimentamos?
Batata-doce recheada com mascarpone e cebolinho
- Quantidade2 pessoas
- Categoria
- Tags
Ingredientes
- 2 batatas-doce grandes
- 1 chalota pequena picada
- 3 colheres de sopa de queijo mascarpone
- cebolinho picado (usei 3)
- azeite q.b
- flor de sal e pimenta preta a gosto
Preparação
Retire do forno e com a ajuda de uma faca ou colher, retire o centro da batata, de forma a transformá-la quase numa taça. Pique os bocados de batata que retirou do centro e junte-lhes o cebolinho, cebola e mascarpone. Tempere com sal e pimenta a gosto, junte um fio de azeite e misture bem.
Recheie as batatas com o preparado e leve ao forno mais 20 min ou até as batatas estarem totalmente cozidas. Para decorar junte cebolinho fresco e sirva.