Bolos de canela fáceis de fazer, vegan e sem açúcar refinado. Deliciosos e perfeitos para este fim de semana em casa. E o recheio…hmmmm..divinal!
Quem é fã de bolos de canela, aqueles rolinhos tradicionais com um aroma maravilhoso? Eu sou, mas a receita original leva imenso açúcar e farinha refinados e a massa precisa de levedar, ou seja demora e dá bastante trabalho… Não que o resultado não seja bom, mas como sempre tento arranjar alternativas mais naturais e mais fáceis de replicar. Por isso meti mãos à obra nesta demanda.
Depois de várias tentativas (sim que nestas coisas de inventar receitas não se acerta logo à primeira vez), lá consegui chegar onde queria: uns bolos fofos, com um aroma viciante e com um recheio delicioso, graças ao caramelo de tâmaras e canela. Por cima, em vez da tradicional calda de açúcar optei por uma calda de caju, deliciosa e com o mesmo efeito visual (já para não falar do sabor), mas é completamente opcional, eles são perfeitos mesmo sem ela.
Deixo-vos algumas fotos do processo abaixo mas podem consultar um vídeo tutorial aqui, na minha página do Instagram (vão passando para a frente até chegarem a esta receita).
Outra coisa fantástica é que podem congelá-los e cozer só na altura de servir. Assim têm sempre no congelador algo delicioso e que podem fazer antecipadamente. Vejam as notas no fim da receita para mais informação.
E já sabem se os fizerem quero muito saber o que acharam portanto não se esqueçam de partilhar comigo ok? 😉 Bom fim de semana!
Bolos de canela
- Categoria
- Caraterísticas
- Adequado para dieta
- Tags
Ingredientes
Para a massa
- 2 + 1/2 chávenas de chá (=cups) farinha de espelta branca – mais se necessário
- 1 c. sopa fermento
- 1 pitada de sal marinho
- 5 c. sopa óleo de coco frio – cerca 50g
- 3/4 chávena de chá (=cup) leite vegetal (+ para pincelar)
- 3 c. sopa xarope de ácer (+ para pincelar)
- 1 c. café de baunilha
Para o recheio
- 7 tâmaras medjool
- 1 c. sopa manteiga de caju*
- 1 c. chá de canela em pó
- 5 a 7 c. sopa água (para acertar consistência)
Topping (opcional)
- 1 c. sopa manteiga de caju diluída em 2-3 c. sopa leite vegetal (pode adicionar adoçante líquido se pretender)
Preparação
De seguida, peneire todos os ingredientes secos para uma taça e adicione o óleo de coco sólido. Com as mãos desfaça os pedaços de óleo ao mesmo tempo que os envolve com a farinha, até ficarem bem pequeninos e conseguir uma mistura seca e granulosa. De seguida adicione o leite com o xarope de ácer e envolva tudo. Amasse ligeiramente com as mãos até formar uma bola. Se sentir que a massa está demasiado pegajosa e a colar-se muito aos dedos, adicione mais farinha.
Espalhe farinha numa bancada e rolo da massa (seja generosa/o para que a massa não se cole à bancada depois). Transfira a massa para a bancada e estenda-a com o rolo até conseguir um retângulo com mais ou menos 0,5 cm altura (não precisa de ficar perfeito, se necessitar ajuste com as mãos).
De seguida barre o recheio por cima da massa, até mesmo às bordas (não deixe espaços sem recheio).
Enrole a massa até conseguir um rolo e corte-o em fatias iguais.
Transfira os bolos para o tabuleiro e pincele-os bem com uma mistura de leite vegetal e xarope de ácer (1-2 c. sopa de cada misturadas).
Leve ao forno por 30 min ou até estarem dourados. Retire do forno e coloque por cima o topping (opcional) antes de servir. Sirva ainda quentes (como eu gosto mais) ou deixe arrefecer e guarde em local fresco e seco até 1 semana.
Notas: utilize de preferência ingredientes biológicos. Pode congelar os bolos antes de os cozer. Devem durar cerca de 2 meses em recipiente hermético no congelador. Deve congelar sem pincelar e fazê-lo só na altura de cozer. Para os cozer após congelados tenha em conta que vão precisar de mais tempo no forno do que os 30min previstos na receita.
* Pode utilizar outras manteigas que prefira porém tenha em atenção que o sabor e tonalidade finais podem variar.