Há fãs de donuts por aí? Eu sou!!! Se vocês também forem têm que experimentar esta versão de donuts com pó doce, saudáveis, sem glúten, lactose ou açúcar refinado. Feitos no forno e tãooooo fofos.
Adoro donuts, desde criança. Lembro-me que era capaz de comer uma embalagem inteirinha se me deixassem. A primeira vez que fui aos E.U.A, tinha eu 10 ou 11 anos, fiquei absolutamente maravilhada quando entrei na Dunkin’ Donuts. As prateleiras de donuts iam do chão ao teto, sem exagero, e havia dezenas de variedades de donuts: com chocolate por cima, com chocolate por dentro, com sprinkles, com caramelo, com morango, com baunilha, com calda, com açúcar em pó, enfim… Lembro-me que os meus olhos não conseguiram reter a diversidade que estava à minha frente.
Na verdade a minha primeira ida aos Estados Unidos, à Flórida em particular, chocou-me em muitos aspetos. Na altura não tive essa consciência porque era miúda, mas hoje percebo que aquela foi a primeira vez em que me deparei com uma sociedade realmente consumista, onde tudo era extra large, desde as ruas, às pessoas, passando pelos carros e acabando nas opções. Mil opções para qualquer coisa que vos passe pela cabeça. Querem queijo? Há trezentas variedades. Querem coca-cola? Há 10 tipos diferentes. Querem ir às compras? Há 7 centros comerciais num raio de 5 km. Precisam de remédios? Há drogarias do tamanho de hipermercados, abertas 24h. É impossível não nos sentirmos perdidos no meio de tantas escolhas…
Há quase 20 anos atrás esta diferença entre Portugal e os E.U.A era gigantesca. Ainda é grande, mas hoje sinto-me sortuda por assim ser. Parecendo que não, viver num país pequeno acaba por nos proteger de muitas coisas (com tudo o que de mau isso acarreta também, claro). Mas eu pessoalmente prefiro assim. Prefiro a aldeia do Asterix ao império Romano. Tudo acaba por chegar cá, na era de hoje não há barreiras, mas chega em pequenas doses e os extremismos são menos frequentes.
Desde há uns anos que cortei os alimentos processados da minha alimentação (donuts inclusive, claro), mas dava por vezes comigo a pensar “há quanto tempo não como um donuts”. Nunca me apeteceu propriamente ir comprar um, porque quando olho para os rótulos e vejo o açúcar, E’s e afins deixa logo de me apetecer. Por isso a solução era criar uma receita mais saudável deste bolo. E assim fiz. Porque comer melhor não é privarmo-nos do que gostamos, é sim fazer opções mais conscientes e com mais qualidade.
Espero que gostem destes donuts com pó doce e canela! A lista de ingredientes é grande mas a preparação é bem fácil. E já sabem, partilhem com a família, amigos, colegas e comigo se fizerem a receita, ok?
Donuts com pó doce e canela
- Quantidade6-8 donuts
- Categoria
- Adequado para dieta
- Tags
Ingredientes
Ingredientes
- 1 + 1/2 chávena de chá (=cup) de farinha sem glúten*
- 1 + 1/2 c. chá de fermento sem glúten (ou normal se preferirem)
- 1 c. chá de bicarbonato de sódio
- 1 c. chá de psylium em pó
- 1 c. chá de canela em pó
- 1 c. café de raiz de alcaçuz em pó (opcional, mas caso não utilize ajuste o açúcar)
- 1/2 chávena de chá (=cup) de açúcar de coco
- 1 c. sopa de stevia granulada
- 2 ovos
- 2 c. sopa de óleo de coco +1 para untar (líquido, à temperatura ambiente)
- 3/4 chávena de chá (=cup) de leite de avelãs (ou outro que prefira)
- 2 c. sopa de vinagre de sidra (não é opcional, é mesmo necessário)
- Topping (opcional): 1 colher de sopa de geleia de arroz em pó + 1 colher de chá de canela em pó
Preparação
De seguida junte numa taça todos os ingredientes secos e misture bem com um garfo ou fouet. Reserve.
Noutra taça bata os ovos e junte-lhes os restantes ingredientes molhados, à exceção do vinagre.
Adicione o vinagre à taça dos ingredientes secos (verá que começará logo a reagir com o b.sódio) e de seguida junte os ingredientes molhados. Mexa com a ajuda de um garfo até estar completamente incorporado e conseguir uma mistura sem grumos e elástica. Atenção, não misture demasiado, caso contrário vai cortar a reação do b. sódio com o vinagre e deixarão de ficar fofos
Com a ajuda de uma colher de sobremesa, vá dispondo a mistura numa forma de donuts anti-aderente, enchendo cada forma até 3/4 (não encha mais do que isso porque os donuts vão crescer). Leve de seguida ao forno durante 10 a 15 min à mesma temperatura, ou até fazer o teste do palito e este sair limpo.
Retire do forno e deixe os donuts arrefecerem ligeiramente (cerca de 10-15 min). Entretanto prepare o topping (opcional), juntando o pó de geleia de arroz e a canela numa taça e mexendo bem.
De seguida, desenforme os donuts, coloque num prato ou travessa e peneire o topping por cima**. Sirva de seguida, ainda mornos, para os saborear bem fofos.
Nota: utilize ingredientes de origem biológica. Dê largas à imaginação e use outros toppings a gosto. Guarde os donuts num recipiente hermético, em local fresco e seco e consuma no prazo de 2 dias (são melhores consumidos no imediato).
*Usei uma mistura de farinha sem glúten para bolos, se preferir pode utilizar farinha de trigo normal, mas nesse caso use fermento normal e não precisa de incluir o psylium.
**Caso não os pretenda servir de imediato, guarde o topping e adicione apenas antes de servir.
0 Responses