Acho que nunca fiz um gelado tão bonito de ser ver como este gelado de pitaya! Para além disso é vegan e não tem açúcar refinado ou qualquer corante. Tudo 100% natural!
Não me canso de dizer que uma das minhas melhores compras foi uma máquina de gelados. Custou menos de 50€ e posso dizer-vos que, desde esse dia, conto pelos dedos das mãos as vezes que comprei gelados fora.
É de facto uma ótima aposta, especialmente se tiverem crianças por casa ou um “Pedro”(como o meu) que consome gelados com a mesma facilidade que eu engulo um copo de água!
Não sei já foram apresentados a este fruto maravilhoso que se chama pitaya ou dragon fruit (em inglês).
No Brasil é comum e acho que foi lá a primeira vez que provei. Aqui por Luanda arranja-se com alguma facilidade, ainda que seja um fruto caro (mas na verdade, o que não é caro por aqui?).
Há três tipos: a de casca rosa e polpa branca, a de casca rosa e polpa rosa e a de casca amarela e polpa branca. Aqui só encontro a penúltima versão e a amarela nunca provei, mas creio que não há grandes diferenças no sabor.
A melhor maneira de explicar a pitaya é dizer-vos que o kiwi e a meloa tiveram um filho. E embora não seja a minha fruta de eleição pelo sabor, é sem dúvida das minhas preferidas do ponto de vista visual.
Considero-a um dos meus “colorantes” favoritos. Chamo-lhe “colorante” porque corante remete-me automaticamente para algo feito num laboratório e na realidade a pitaya brinda tudo o que toca com um cor de rosa eletrizante, mas de uma forma natural.
E como já devem ter percebido por esta altura, eu sou uma aficionada dos produtos naturais na cozinha e adoro utilizar o que a natureza tem de melhor.
Se pensarem bem, tudo o que precisamos para cozinhar já existe: seja para adoçar, colorir, apimentar, tornar crocante, fofo ou macio, dar cremosidade, gelidificar, enfim… Basta sabermos onde procurar porque a natureza dá-nos tudo!
Se experimentarem este gelado de pitaya partilhem comigo o resultado: não se vão arrepender!
Gelado de pitaya e hortelã
- Categoria
- Adequado para dieta
- Tags
Ingredientes
- 1 pitaya de polpa rosa
- 200ml de natas de soja (bio e non GMO)
- 3 colheres de sopa de xarope de agáve cru
- 1 colher de sopa de stevia
- 5-6 folhas de hortelã
Preparação
Retire a polpa da pitaya com a ajuda de uma colher. Coloque todos os ingredientes no liquidificador e triture bem até conseguir uma mistura cremosa. Prove e adicione mais stevia ou agáve se preferir mais doce.
Coloque a mistura na máquina de gelados e siga as instruções da sua máquina. Decore com hortelã e sirva.
Nota: utilize de preferência ingredientes biológicos.
Uma resposta
Dos meus preferidos, mas ainda não bate o de ginguba.