Esta one pot pie de legumes é muito simples de fazer, deliciosa e perfeita para usar aqueles vegetais esquecidos no fundo do frigorífico!
Se quer uma receita fácil e que faça sempre sucesso junto dos adultos (atrevo-me a dizer todos ou a grande maioria), então experimente esta! Fiz uma primeira versão só com cogumelos no Natal e rapidamente ganhou fãs e pedidos para repetir. Precisa de meia dúzia de ingredientes, alguns temperos e massa folhada. O ideal é fazê-la num tacho baixo que possa ir ao forno (ex: ferro fundido como este que vê aqui), mas caso não tenha pode fazer o recheio numa panela ou wok e depois passar para um pirex.
Já a fiz com uma série de combinações, na verdade faço-a com o que há de momento no frigorífico por isso é perfeita para usar aqueles legumes (ou parte deles) que vão ficando esquecidos no fundo do frigorífico. Aquela cenoura mais murcha, aquelas batatas já greladas, aquele talo de aipo que já não dá para muito. Pois aqui ganham uma nova vida e deliciosa!
Se quiser ter acesso a mais receitas que se fazem num só tacho e em menos de 30 min. veja aqui como pode adquirir o meu e-book “Receitas num tacho“
Espero que goste e se a fizer não se esqueça de identificar @blogdaspice e partilhar comigo no Instagram ou Facebook.
One pot pie de legumes
- Tempo de Preparação10 min
- Tempo de Cozedura35 min
- Tempo Total45 min
- Quantidade4-6 pessoas
- Categoria
- Adequado para dieta
- Sem Frutos Secos
- Vegan
- Vegetariano
Ingredientes
- 2 c. sopa azeite virgem
- 1 cebola média picada
- 2 dentes de alho picados
- 1 c. chá cominhos em pó
- 2 folhas de louro
- 400-450g vegetais à escolha (use metade vegetais duros como cenouras, batata, batata-doce, etc. e a restante metade vegetais mais macios como alho francês, aipo, brócolos, couve-flor, etc.)
- 150g cogumelos (use os que mais gosta)
- 100g ervilhas congeladas (ou outra leguminosa cozida que prefira)
- sal marinho a gosto
- pimenta preta a gosto
- caldo de legumes ou água q.b. (se necessário)
- 200 ml leite vegetal (ou outro que prefira)
- 3 c. sopa farinha araruta (ou maizena)
- 1 embalagem de massa folhada redonda
Preparação
Corte os legumes em fatias bem finas ou cubinhos pequenos (para facilitar a cozedura) e no final pré-aqueça o forno a 180ºC.
Num tacho capaz de ir ao forno* sobre lume médio coloque o azeite e aguarde que aqueça. Junte a cebola e alho e salteie 1-2 min.
Adicione as especiarias (cominhos e louro) e envolva). Junte de seguida os vegetais, começando pelos mais duros. Salteie 3-4 minutos e junte os restantes. Tempere com sal e pimenta, tape e deixe “suar” 5-10 min. (se começar a pegar no fundo junte umas colheres de sopa de água ou caldo de legumes).
Assim que estiverem tenros, adicione os cogumelos e as ervilhas, envolva e volte a tapar mais 5 min.
Junte agora a farinha de araruta ao leite e misture bem. Destape o tacho e junte a mistura aos legumes, envolva e deixe levantar fervura. Assim que o molho engrossar ligeiramente prove ajuste os temperos e retire do lume.
Coloque por cima a massa folhada, dobrando as extremidades e faça alguns golpes com uma faca. Leve ao forno por 20 min, até a massa insuflar e ficar dourada. Sirva.
Notas: use de preferência ingredientes biológicos.
*Veja no texto acima outras alternativas, caso não tenha um tacho capaz de ir ao forno.