Esta Pasta Rosa de S. Valentim é o jantar perfeito para o dia dos namorados. Fácil de fazer, deliciosa e cheia de cor!
Não costumo celebrar o Dia de S.Valentim, ou pelo menos não o celebro no dia em que toda a gente celebra. Acaba sempre por me parecer impessoal ir para um restaurante apinhado de pessoas, comer uma refeição que nem sempre me surpreende pela positiva e oferecer um presente que comprei à pressa. Mas não quer com isso dizer que não gosto de celebrar o amor, pelo contrário. Gosto de o celebrar à minha maneira e uma das linguagens do amor é cozinhar.
Por isso nada melhor do que cozinhar um prato delicioso para quem mais gosto e me apoia no dia a dia. E se há por aí dúvidas sobre o que cozinhar, massa é sempre garantido que agrada a gregos e troianos. O molho é delicioso e fácil de fazer, prometo que não sabe muito a beterraba porque a acidez do vinho e limão cortam o sabor a terra. Pode ainda fazer o molho antecipadamente e guardar no frigorífico em recipiente hermético. Nesse caso junte à massa apenas na hora de servir para que não seque.
Espero que goste e já sabe, se a fizer partilhe comigo no Facebook ou Instagram!
Pasta Rosa de S. Valentim
- Tempo de Preparação5 min
- Tempo de Cozedura40 min
- Tempo Total45 min
- Quantidade2-4 doses
- Categoria
- Adequado para dieta
Ingredientes
- 500g beterraba
- 1 cebola
- 1 cabeça de alho
- 100ml vinho branco
- 2 limões
- 300g tofu silk (a versão silk é mais suave que o tofu normal, em alternativa use 150g de cajus demolhados)
- 500g fettuccini (ou outra massa que prefira)
- Opcional: queijo parmesão em lascas e salsa picada para topping
Preparação
Pré-aqueça o forno a 200° C. Corte as beterrabas em pedaços médios, a cebola em quartos e retire o topo da cabeça de alho até se ver o interior dos dentes.
Coloque num tabuleiro de forno, tempere com um fio de azeite, sal, pimenta e junte o vinho. Envolva e leve ao forno por 40 min. tapado com papel de alumínio ou tampa de vidro própria para não secar.
Num liquidificador coloque a beterraba e cebola assadas, o tofu, o molho que sobrou do assado (caso haja), sumo de limão e esprema o alho. Triture tudo até ter uma mistura bem cremosa e vá adicionando água ou caldo de legumes para acertar a consistência.Prove, ajuste os temperos e reserve.
Numa panela aqueça água abundante sobre lume alto até ferver. Junte uma pitada de sal e coza a massa até ficar al dente. Escorra a massa e reserve cerca de 100ml da sua água de cozedura.
Na mesma panela em lume baixo, junte a massa, adicione o molho* e umas colheres de sopa da água de cozedura da massa, envolva tudo, retire do lume, ajuste os temperos e sirva de imediato. Opcional: polvilhe com salsa e queijo parmesão antes de servir.
* Nota: utilize de preferência ingredientes de origem biológica. Sugiro que consuma de imediato caso contrário a massa começa a absorver o molho e ficará seco. Se quiser fazer o molho antes, guarde-o em recipiente próprio e junte-o à massa apenas na hora de servir.