Uma receita simples deste prato tão tradicional, com truques para sair sempre bem. Porque por vezes apetece-nos gastronomia nacional, certo? Experimentem esta receita de polvo assado e digam-me o que acharam.
Estamos perto do Natal e pedem-me várias receitas de pratos tradicionais. Sei que o mais comum é o bacalhau com grão, mas aí não há grande ciência.
Ainda assim em breve partilharei uma alternativa a esse prato para a ceia de Natal. Recentemente resolvi fazer polvo assado, que em alguns locais de Portugal também é típico.
Decidi colocar esta receita no blog porque na verdade o polvo tem truque e há muita gente que não o cozinha porque acaba a mascar pastilha elástica… Já ouvi coisas fantásticas como bater no polvo, amassá-lo com o rolo da massa, cozê-lo com uma cebola, enfim há uma infinidade de artimanhas.
Não digo que não resultem, acredito plenamente que sim, eu no entanto opto apenas por dois procedimentos.
O primeiro segredo está em congelar o polvo antes de cozinhar. Mesmo que o comprem fresco, congelem-no primeiro porque fica bem mais macio. O segundo é cozê-lo antes de o assar.
Há quem diga inclusive que o devemos mergulhar 2 a 3 vezes em água a ferver e só depois deixá-lo cozer. Confesso que nunca fiz assim, mas fica a dica se quiserem experimentar.
Há ainda outros aspectos a ter em conta como o facto do polvo mirrar depois de cozinhado e portanto convém terem isso em conta na hora de o comprar.
Depois disto, tenho certeza que vão incluir polvo assado no vosso menu de Natal, certo? Contem-me como foi nos comentários e partilhem comigo as fotos!
Polvo assado no forno
- Quantidade2 pessoas
- Categoria
- Tags
Ingredientes
Para o prato
- 1 polvo descongelado (cerca de 1kg)
- água quente q.b.
- 1 cebola pequena picada
- azeite virgem extra q.b
- 3 dentes de alho picados
- sal e pimenta preta em moinho a gosto
- tomilho fresco a gosto
Preparação
Coloque o polvo num tacho e cubra-o de água. Coza-o durante 45 min. ou até estar tenro.
Entretanto, cubra o fundo de um pirex com azeite e deite por cima a cebola e o alho. Quando o polvo estiver cozido, escorra-o, coloque-o no pirex e envolva-o na mistura. Tempere com sal (se necessário), pimenta e tomilho fresco. Leve ao forno por mais 15-20 min. a 180°.
Decore com mais tomilho fresco e sirva. Para acompanhar, que tal este ratatouille no forno?