Scones de batata-doce

Scones de Batata-Doce - Blog da Spice
English English Portuguese Portuguese

Scones deliciosos, fáceis de fazer e com um toque de outono. São vegan, sem açúcar refinado e perfeitos para aconchegar estas tardes de chuva.

Retomei recentemente os brunches na Academia às 9 e com eles a necessidade de rever a ementa à luz desta nova estação. O outono é uma estação de transição entre o tempo quente e o tempo frio. É a época de reorganizar o armário e a casa para acomodar os dias frios que em breve se instalam. É também a época em que muitos adoecem e isto acontece na maioria das vezes porque queremos inconscientemente prolongar o verão, continuar a vestir roupa fresca, andar na rua até mais tarde e comer alimentos dessa estação, ricos em água mas que não preparam o nosso corpo para a mudança.

Se é importante comermos alimentos da estação o ano todo, nas estações de transição essa importância agrava-se ainda mais. Há que munir o corpo dos vegetais, cereais e frutos certos para que o sistema imunitário esteja forte na hora de combater o clima frio e as gripes que se instalam.

Nesta época devemos comer couves, acelgas, brócolos, couve-flor, abóbora, batata-doce, beterraba, cenoura, grelos, espinafres, nabo entre outros. As leguminosas são bastante importantes também, opte pelo feijão e grão. Para os cereais integrais as escolhas devem cair sobre a aveia e o centeio. A fruta da época é sempre a mais indicada, as maçãs, pêras, citrinos, dióspiros, marmelos, castanhas, romãs e frutos secos como as avelãs, nozes e pinhões devem ser as escolhas privilegiadas.

Foi por isso que quis incluir nesta receita um alimento da época, a batata-doce. O facto desta adoçar ligeiramente os scones de forma natural é um bónus fantástico. De resto, a receita é fácil de fazer e prometo que ficarão com um cheiro divinal na vossa casa. Espero que gostem!

Scones de batata-doce

Scones de Batata-Doce - Blog da Spice

Ingredientes

Quantidades

  • 175ml leite vegetal (usei de arroz) – mais para pincelar
  • 1/4 cup batata doce laranja cozida e escorrida (ou em puré)
  • 1 c. chá vinagre de sidra (ou sumo de limão)
  • 300g farinha de espelta branca
  • 1/4 cup de farinha de coco (cerca de 50g)
  • 6 c. sopa de óleo de coco sólido* (cerca de 75g)
  • 4 c. sopa de açúcar de coco – mais para polvilhar
  • 1 + 1/2 c. sopa fermento pitada de sal

Preparação

1
Pré-aqueça o forno a 200º e coloque papel vegetal por cima de um tabuleiro de forno. Polvilhe uma bancada com farinha e reserve.
2
Numa tigela pequena junte o leite e o vinagre para fazer um leitelho simples. Deixe repousar 5 minutos ou mais. De seguida coloque a mistura no liquidificador e triture com a batata-doce até ter um liquido sem grumos. Reserve.
3
Entretanto peneire as farinhas, fermento e sal para uma taça grande. Junte de seguida o açúcar e o óleo em pedaços e desfaça-o com as mãos, envolvendo ao mesmo tempo com a farinha e açúcar. Pretende-se uma mistura mais ou menos uniforme com migalhas.
4

Adicione a mistura do leite e misture com uma colher de pau até a farinha absorver a maior parte do líquido. Utilize depois as mãos para amassar levemente de forma a incorporar tudo e formar uma bola. Passe-a para a bancada e estenda a massa num rolo comprido até ficar com cerca de 1,5cm altura.

5

Corte a massa em triângulos e transfira-os para o tabuleiro, deixando 1 a 2 cm entre cada um. Pincele-os ligeiramente com leite e de seguida polvilhe com açúcar de coco. Leve ao forno por 12-15 minutos ou até terem crescido e estarem dourados. Retire do forno e sirva ainda quentes com manteiga, doce ou ambos.

6

Notas: utilize de preferência ingredientes de origem biológica.

* É de extrema importância que o óleo de coco esteja na consistência certa, ou seja sólido mas não demasiado rijo.


Lista de Ingredientes

  • Leite Vegetal
  • Óleo de coco
  • Farinha de espelta branca
  • Açúcar de coco
  • Farinha de coco

Pode comprar qualquer destes ingredientes no Aldi ou zona bio dos hipermercados. Os secos podem ser adquiridos a granel na Maria Granel ou outras lojas a granel.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Sobre Mim

Olá e bem-vinda(o) ao meu blog. O meu nome é Sofia e sou apaixonada por cozinha saudável e natural. Aqui vai encontrar receitas para o dia a dia e até para ocasiões especiais, sempre com ingredientes sazonais e locais.

O meu objetivo é simples: dar-lhe inspiração para cozinhar!

Subscreva o blog

Siga-me no Instagram

Visite a página no Facebook

Categorias

Receitas Recentes