Este smoothie de goiaba com chantilly de coco é para celebrar o sol e os dias de praia em que apetece bebidas frescas e fruta a rodos! Um smoothie de goiaba muito fácil de fazer, 100% natural e vegan.
A minha irmã Rita adora goiabas, acho que são o fruto preferido dela. Por isso cada vez que decide vir a Angola visitar-me, a pergunta “já há goiabas?” ecoa em todas as nossas conversas, com meses de antecedência… Este ano ela e o meu Pai vieram visitar-me no fim de Fevereiro e decidi preparar uma receita especial para “a mana cassula” (a mais nova).
No sábado preparei um pequeno almoço generoso (cheguei a partilhar no instagram, vejam aqui) e arrancámos cedo para fazer os quase 150km até Cabo Ledo. Passámos o Morro da Lua e a vista fantástica deste mar interminável, vimos os macacos a seguir à ponte do rio Kwanza, pouco depois o Parque Nacional da Quiçama e por fim a praia maravilhosa de Cabo Ledo.
A viagem faz-se bem e vale muito a pena a hora e meia de caminho. Não havia muita gente, o sol estava forte mas um vento aligeirava o calor e a água, apesar de ter tido dias mais quentes, estava no ponto ideal para refrescar. Passámos um dia ótimo, almoçámos sobre a praia e regressámos. A minha irmã e o meu pai estavam rejuvenescidos!
No dia seguinte foi dia em família na ilha do Mussulo, em casa da tia Nídia. A travessia faz-se em barco privado ou em chata, mas confesso-vos que até acho gira a experiência de ir de chata.
Assim que nos aproximamos do cais começa assim: “Madrinha, madrinha, precisas transporte? O meu barco tem ar condicionado!” Entretanto outros 5 barqueiros e ajudantes rodeiam-nos com a mesma cantilena, enquanto o primeiro os tenta “enxotar” e dizer que somos Clientes dele “Não, eu já lhes vi primeiro, eles vêm comigo!”.
Lá seguimos a nossa escolha no meio de dezenas de pessoas enquanto negociamos o preço. Subimos para uma chata velha de madeira com as tralhas atrás, os bancos são tábuas corridas e os coletes de salvação parecem do tempo da guerra, de tão usados que estão (sim, tudo o resto parece que se vai desfazer, mas os coletes são obrigatórios!).
O cheiro a combustível abunda por momentos mas é camuflado de seguida pelo cheiro a mar e pelo vento que aparece quando aceleramos.
Contornamos várias ilhas e bancos de areia (uns naturais outros já mandados fazer) e começamos a ver as casas do outro lado. Cada vez mais casas e cada vez menos enquadradas na paisagem. Dou comigo a pensar: “Qualquer dia a natureza é vencida nesta ilha.”
Quinze minutos depois chegamos e segue-se uma tarde de mergulhos na água quente, sol, almoço em família e muita preguiça. Uma tarde aqui e esquecemos a azáfama da semana e a confusão da cidade. E é neste enquadramento que este smoothie de goiaba com chantilly de coco cai mesmo bem, enquanto nos balançamos na rede e o sol começa a esmorecer. O céu fica vermelho e o fim-de-semana acaba.
Smoothie de goiaba com chantilly de coco
- Quantidade2 pessoas
- Categoria
- Bebidas
- Sumos
- batidos & smoothies
- Caraterísticas
- Adequado para dieta
- Tags
Ingredientes
- 200g polpa de goiaba congelada (ver nota)
- água fria q.b. (comece com 1/2 de chávena de chá e adicione mais se necessário)
- 1 colher de chá de açúcar de coco (opcional)
- 1 lata de leite de coco gordo (se não for gordo não funciona, veja aqui como escolher)
- 1 colher de sopa de xarope de ácer (ou outro adoçante que prefiram)
Para decorar (opcional)
- Folhas de hortelã e lascas de coco seco
Preparação
Com a ajuda de uma colher retire apenas a parte sólida do leite de coco*. Coloque numa tigela e bata as natas de coco com uma batedeira ou varinha mágica (com o adaptador para as claras). Se as natas lhe parecerem muito espessas adicione uma a duas colheres de chá da água de coco e volte e bater. Assim que conseguir a consistência de chantilly, adicione o xarope de ácer e volte a bater. Passe a mistura para um saco de pasteleiro com a ajuda de uma espátula e reserve no frigorífico. Também pode utilizar um saco hermético cortando-lhe um dos cantos**.
Num liquidificador junte a polpa de goiaba congelada, água e a açúcar de coco. Triture tudo até conseguir a textura de um granizado. Se for necessário adicione um pouco mais de água (em colheres de sopa) para a máquina continuar a triturar e vá raspando as laterais com uma colher ou espátula. Prove e ajuste o adoçante se precisar.
Verta a mistura para as canecas ou copos e, com a ajuda do saco de pasteleiro, disponha por cima o chantilly de coco em movimentos circulares. Não precisa de ficar perfeito, só precisa de ficar saboroso! Decore com folhas de hortelã, lascas de coco e sirva.
Nota: utilize de preferência ingredientes biológicos. Pode comprar a polpa de goiaba já congelada ou em alternativa triture as goiabas frescas (sem casca), de seguida coe para retirar as grainhas e congele a polpa de um dia para o outro.
*Dica: utilize a restante água/leite de coco para um caril, arroz ou refresco. Veja aqui uma sugestão.
**Em alternativa ao saco de pasteleiro, pode reservar o chantilly e adicioná-lo ao smoothie com a ajuda de uma colher. Não ficará com este visual aqui apresentado mas o sabor será o mesmo!
0 Responses