Uma receita super fácil e perfeita para o pequeno-almoço de domingo! Estes crepes sem glúten são vegan e ficam deliciosos com o meu doce de morango e manjericão.
Há por aí fãs de crepes? Eu adoro e a minha Mãe também. Aliás quando era miúda era uma das receitas que ela mais me pedia para eu fazer. Na altura recorria à minha “bíblia culinária”, o Pantagruel, mas hoje em dia já criei as minhas próprias receitas de crepes, e esta é a mais recente (podem ver outra aqui ).
Um bom crepe deve ser fino, maleável mas ligeiramente crocante nas pontas (pelo menos é assim que eu gosto deles). E estes crepes sem glúten são exatamente isso e muito mais. São ainda fáceis de fazer, basta colocar tudo no liquidificador e já está!
Aconselho-vos a combiná-los com o meu doce de morango e manjericão , mas podem comê-los simples, com canela, fruta, manteiga de amendoim, enfim…. Dêem largas à imaginação e adicionem o que mais gostam.
Espero que gostem e já sabem, se os fizerem partilhem comigo os resultados no facebook e instagram!
Crepes sem glúten com doce de morango
- Quantidade4-6 crepes
- Categoria
- Caraterísticas
- Adequado para dieta
- Tags
Ingredientes
- 1/2 + 1/4 cup farinha sem glúten (usei uma mistura de compra)
- 1+ 1/2 c. sopa farinha de araruta (ou amido de milho)
- 1 + 1/8 cup leite vegetal
- 1 + 1/2 c. sopa óleo vegetal (usei de girassol) – mais para untar
- 3 c. sopa geleia de arroz (ou outro adoçante que prefiram)
- 1 c. café de canela em pó
- 1 pitada de sal marinho
- doce de morango e manjericão: receita aqui
Preparação
Coloque todos os ingredientes dos crepes num liquidificador e triture até ter uma mistura homogénea e sem grumos.
Aqueça uma frigideira anti-aderente em lume médio-alto e unte-a ligeiramente com um pouco de óleo (use um pincel ou papel absorvente). Retire a frigideira do lume assim que estiver quente e adicione entre meia a uma concha se sopa da mistura no centro da frigideira (dependendo do tamanho desta). Vire a frigideira para espalhar a mistura uniformemente, até cobrir o fundo. Deixe cozer 1 a 2 minutos e assim que as bordas começarem a ficar acastanhadas use uma espátula, liberte o crepe e vire-o. Coza mais 1 a 2 min. do outro lado. Retire do lume e coloque numa grelha para bolos (ou na grelha do forno), para que esfrie sem ganhar humidade por baixo.
Repita para a restante mistura (é possível que tenha que baixar um pouco o lume a meio, caso a frigideira fique demasiado quente). Sirva ainda quentes com doce de morango.
* Nota: utilize de preferência ingredientes de origem biológica.
Receita adaptada de @nm_meiyee.