Se gostam de snacks crocantes, este é sem dúvida para vocês! Barras crocantes de aveia perfeitas para levar na mala e comer a meio da manhã. Vegan, sem glúten e sem frutos secos.
Tenho uma amiga que é alérgica a frutos secos. Nunca tinha pensado o quão chato isso deve ser, até ela me dizer “faz lá uma receita para mim que não posso comer frutos secos”. Nesse instante, quis sugerir-lhe uma receita minha de snacks ou doces para o lanche e não consegui… Não me lembrava de um único sem amêndoas, nozes, avelãs ou até amendoim (que embora seja da família das leguminosas propicia várias alergias).
Pus-me a pensar que a ideia central deste blog é celebrar a diversidade e a variedade culinária (e não apenas num aspecto gastronómico). É verdade que utilizo ingredientes exóticos, faço misturas pouco usuais e acumulo inspiração pelos cantos do mundo por onde passo, mas tento sempre criar receitas saudáveis e facilmente adaptáveis aos vários tipos de alimentação. Até aquelas em que há restrições, sejam elas por vontade própria, orientação médica ou impossibilidade física.
Por isso resolvi dar resposta a este pedido tão especial e criar um snack sem frutos secos, mas ao mesmo tempo crocante e delicioso. E não é que estas barras crocantes de aveia e sementes passaram a ser o meu favorito para o lanche da manhã?
Ainda por cima é super fácil de fazer (modéstia à parte, acho que me saiu o jackpot nesta receita!). Se quiserem adicionar outros ingredientes a estas barras crocantes de aveia também resulta, vejam as sugestões nas notas abaixo.
Enjoy!
Barras crocantes de aveia e sementes
- Categoria
- Adequado para dieta
- Tags
Ingredientes
Ingredientes
- 1 + 1/2 chávenas de chá de aveia em flocos (ou outro cereal em flocos à escolha)
- 4 tâmaras medjool (sem caroço)
- 2 colheres de sopa de linhaça
- 2 colheres de sopa de coco ralado (opcional)
- 2 colheres de sopa de sementes de girassol
- 2 colheres de sopa de sementes de sésamo
- 2 colheres de sopa de quinoa tufada (opcional)
- 1 pitada de flor de sal
- 1 pitada de canela (opcional)
- 3 colheres de sopa de xarope de ácer
- 1 a 2 colheres de sopa de água (apenas se necessário)
Preparação
Pré-aqueça o forno a 180º e forre um tabuleiro de forno com papel vegetal.
Coloque todos os ingredientes num robot de cozinha (à exceção da água e quinoa tufada) e triture tudo até conseguir a textura de areia molhada e começarem a surgir pequenos aglomerados. Se necessário (e só mesmo se necessário!) adicione a água, uma colher de cada vez e apenas até conseguir essa consistência (é importante não adicionar demais).
Adicione a quinoa tufada e incorpore com uma colher na restante mistura. Deite sobre o tabuleiro, espalhando bem. De seguida pressione com as mão para que a mistura assente e consiga uma altura de apenas 0,5- 1 cm. Em alternativa pode colocar a mistura entre 2 folhas de papel vegetal e pressionar com o rolo da massa até ficar com esta altura.
Leve ao forno por 12-15 min a 180º ou até dourar . Uma boa forma de saber se está no ponto certo é ver quando os cantos começam a ficar ligeiramente mais escuros.
Retire e espere que arrefeça. Corte em barras e guarde numa embalagem hermética, em local fresco e seco, ou decore com flores e sirva.
Nota: no caso de ser alérgico(a) aos frutos secos é importante verificar se os ingredientes que utiliza são livres de alergénios. Utilize de preferência ingredientes de origem biológica.
Dicas: se gostar de barritas mais moles, faça 2 receitas para aumentar a espessura. Se quiser pode juntar: frutos secos (sugiro um máximo de 1/4 de chávena de chá), passas a gosto, ou outros ingredientes como maca, matcha, etc. (sugiro não mais do que 1 colher de sobremesa).