Fofos de banana com framboesas

IMG_2385

Tem bom aspecto não tem? A mistura da banana com a framboesa é divinal e a textura fofa e húmida é de chorar por mais! Tudo sem glúten e sem açúcar refinado.

Tenho andado em experiências com um ingrediente novo: farinha de banana. Como devem imaginar ando sempre “à caça” de ingredientes novos e quanto toca a farinhas diferentes o caso piora. É que conseguir arranjar substitutos para a farinha de trigo, sem alterar a consistência e o sabor das receitas, não é fácil. Não basta trocar uma farinha por outra mantendo as mesmas medidas, porque o que resulta com o trigo não resulta necessariamente com farinha de arroz ou coco (aliás na maioria não resulta de todo!). É por isso necessário experimentar muito até atinar com as medidas correctas. E foi a isso que me dediquei nos últimos tempos, mas finalmente consegui!

E porquê dar-me a este trabalho todo? Bem, é que comer um bolo de pacote  é o mesmo que autorizar alguém a despejar no meu organismo quilos de farinha de trigo e açúcar refinado, leite em pó e outros componentes como emulsionantes, gorduras refinadas, edulcorantes, para além daqueles que quase não consigo pronunciar como “hidrogenocarboneto” e “pirofosfato”. Saber os efeitos disto no corpo humano a longo prazo, é mais complicado ainda…

Por isso é mesmo importante arranjarmos alternativas saudáveis, que utilizem farinha e açúcar de frutas, sem gorduras ou componentes que não sabemos para que servem. Porque em última instância queremos satisfazer os nossos apetites sem perder noção do que ingerimos. E claro, sem perder o sabor e a estética (sim, o aspecto conta sempre e em tudo…).

Experimentamos?


Ingredientes: (4 -6 ud)

5 colheres de sopa de farinha de banana

¼ colher de café de fermento

¼ colher de café de bicarbonato de sódio

1 pitada de flor de sal

2 ovos grandes

1 colher de sopa de açúcar de coco

1 colher de chá de extrato de baunilha

Cobertura: 1 iogurte grego natural e 5-6 framboesas cortadas. Para uma versão sem lactose utilizem iogurte de soja natural.

Preparação:

Ligue o forno a 180ºC.

Junte numa taça todos os ingredientes secos: farinha, fermento, bicarbonato de sódio, sal, açúcar e misture bem.

Noutra taça bata os ovos até ganharem um pouco de espuma e junte o extrato de baunilha. Deite os ovos sobre os ingredientes secos e mexa até incorporar bem a farinha e não se notarem grumos. Se preferir pode utilizar uma batedeira.

Disponha num tabuleiro para queques/cupcakes as formas de papel ou em alternativa use papel de alumínio e o papel vegetal*. Com uma colher encha cada forma até pouco mais de meio. Leve ao forno durante 30 min: os 10 primeiros minutos a 180ºC e os restantes a 150ºC (atenção que o tempo de cozedura depende da potência de cada aparelho). Esta sobremesa quer-se húmida por dentro portanto faça o teste do palito passados 20 min, se sair húmido e limpo estão prontos.

Retire do forno e deixe arrefecer até ficarem completamente frios (cerca de 1 hora). A consistência assemelha-se à de um pão-de-ló húmido, portanto é normal que ao retirar do forno eles mirrem um pouco. Depois de frios, coloque por cima 1 a 2 colheres de iogurte e junte algumas framboesas**. Sirva.

Notas: .

*Para as formas de alumínio: agarre num copo cilíndrico e  coloque por baixo papel de alumínio até conseguir envolver o copo até meio. Aperte o papel contra o copo com força para o alumínio ganhar a mesma forma do copo. Retire o copo e forre a forma por dentro com papel vegetal. 

**Coloque a cobertura apenas na altura de servir, senão absorvem o iogurte e ficarão ensopados.

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s