Ratatouille no forno

IMG_5134[1]

Quem diz que não aprecia legumes, nunca os provou no forno com azeite e tomilho! Esta versão de ratatouille é muito fácil e faz-se em 30 min no forno.

Bom, deixem-me começar por dizer que isto não é nem de longe nem de perto o verdadeiro ratatouille francês. É sim uma adaptação minha, feita no forno e sem beringela (porque é dos poucos vegetais de que não sou fã). Porém se não é o vosso caso, estejam à vontade para a inserir no “cardápio”, aliás podem e devem dar um toque vosso a qualquer destas receitas.

Na verdade, tudo o que publico aqui tem o intuito de vos servir de inspiração, assim como muitos chefes me servem a mim de inspiração para criar algumas destas coisas. Eu acredito que cozinhar é uma arte como qualquer outra e por isso deve sempre ter um bom bocado de nós.

Para mim isto foi por si só um jantar, mas na maioria das vezes as pessoas utilizam-na como acompanhamento porque não dispensam a dose de carne ou peixe. Porém, se querem sair um bocadinho do formato de refeição habitual e passar a incluir algumas refeições vegetarianas no vosso dia-a-dia, comecem por aqui e decerto não se arrependerão.

Em bom rigor, esta receita poderia chamar-se simplesmente “legumes no forno”, mas se assim fosse não ficava aqui a homenagem a uma receita tão rústica, tão boa e tão célebre que até já deu um filme, portanto achei que valia a pena enaltecê-la. E já sabem, quando forem a Provença (França), provem o verdadeiro 😉

Espero que gostem!


Ingredientes: (4 pessoas)

1 curgete grande

1 cebola

3 batatas-doce

2 beringelas pequenas vermelhas (ou 1 média normal)

1 cabeça de brócolos

3 tomates

2 cenouras

azeite virgem q.b.

flor de sal q.b.

pimenta q.b

1 ramo de tomilho fresco (ou seco se preferirem)

Para decorar (opcional): folhas de orégãos frescos

Preparação:

Ligue o forno a 200ºC.

Corte todos os vegetais em cunhas, à exceção dos brócolos. Com as mãos, separe as cabeças dos brócolos, de modo a ficar com bocados mais pequenos.

Disponha tudo num tabuleiro de forno e tempere com azeite, flor de sal e pimenta. Por fim espalhe o tomilho por cima dos vegetais assegurando que chega a todos. Se utilizar tomilho fresco em ramo, deixe os ramos no tabuleiro.

Leve ao forno durante 30 min ou até todos os legumes estarem tenros e a batata-doce estar assada. Sirva.

Nota: utilize de preferência ingredientes biológicos. Pode incluir outros legumes de acordo com a sua preferência, como por exemplo cogumelos, couve-flor, nabo, etc.

Anúncios

3 thoughts on “Ratatouille no forno

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s