Pungo em papelotes com rúcula e gengibre


img_26801
Se gostam de peixe e querem uma refeição fácil e deliciosa, provem esta! Pronta em 30 min e baixa em gorduras, portanto perfeita para quem está de dieta.

Posso dizer-vos que até há alguns anos atrás, era um suplício para mim comer peixe. Gostava de 2 ou 3 peixes e fora disso nada me entusiasmava ao ponto sequer de experimentar… Nos últimos 10 anos esta condição foi melhorando e hoje digo-vos que até gosto bastante de peixe. Tem é que ser o peixe certo, com o tempero certo e cozinhado da forma certa. Portanto o peixe para mim nunca foi uma paixão, mas antes um gosto adquirido (dizem que a idade traz destas coisas…).

Há ainda uma particularidade interessante, é que gosto muito mais de comer peixe aqui em Angola do que em Portugal. Acredito que seja porque o sabor do peixe não é tão intenso e como tal é mais fácil para mim apreciar. Porém os amantes de peixe dizem que não há como o peixe de águas frias e Portugal tem do melhor peixe do mundo. Mas independentemente de serem amantes natos ou terem adquirido o gosto, a única coisa que vos garanto é que esta receita serve para ambos!

Eu escolhi Pungo, que é um peixe branco e suave aqui da zona e que eu adoro, mas podem utilizar garoupa, corvina ou outro do género. Para acompanhar fiz uma salada de couve roxa e rabanetes com molho de iogurte e funcho, mas vejam na categoria “Acompanhamentos” outras alternativas.

Antes de se aventurarem na cozinha deixo-vos apenas esta dica que aprendi com a minha amiga Bárbara: quando cozinharem no forno com papel de alumínio, a parte que fica em contacto com os alimentos deve ser a brilhante e a fosca para fora, quando utilizado no frigorífico é exatamente o contrário. Isto porque é a face brilhante que reflete o calor e no caso do forno devolve-a ao alimento, no caso do frigorífico, ficando por fora, impede o calor de entrar. Como diria um dos maiores jornalistas portugueses do século XX: e esta, hein?

Depois desta dica de certeza que vão experimentar a receita, certo?


Ingredientes: (2 pessoas)

2 lombos de pungo fresco (ou outro peixe branco)

2 dentes alho picados

4 colheres de café de coentros em pó

1 colher de café de gengibre em pó

6 folhas de rúcula

1 fio de azeite virgem

Sal e pimenta preta a gosto

Preparação:

Ligue o forno a 180ºC.

Corte 2 folhas de papel de alumínio e disponha os lombos no centro de cada uma delas (veja acima o lado certo). Tempere com sal e pimenta moída na hora, a gosto. Junte a cada lombo 1 dente de alho picado, 2 colheres de coentros, ½ colher de gengibre em pó e 3 a 4 folhas de rúcula fresca. Termine com um fio de azeite por cima.

Dobre os papelotes de forma a estarem o mais estanques possível.Coloque-os num tabuleiro e leve ao forno durante 30 min, ou até o peixe estar confecionado. Abra os papelotes e sirva.

Anúncios

2 thoughts on “Pungo em papelotes com rúcula e gengibre

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s