Mini queques de granola

QuequesGranola

São fáceis de fazer e levam apenas 8 ingredientes! Deliciosos e bem fofos. A perdição perfeita para acompanhar o chá das 5h. Sem glúten ou açúcar refinado.

No final do ano passado fui visitar o meu primo Vicente a York, Inglaterra. A nossa diferença de idades, de mais de 10 anos, sempre nos colocou em fases de vida muito distintas e com pouco em comum. Mas chegados ambos à idade adulta (eu com um “ligeiro” avanço) temos acompanhado mais de perto a vida um do outro.

Por isso em jeito de excursão familiar, eu, o meu marido, o meu pai e os meus tios rumámos a York no passado mês de novembro para ver e ouvir ao vivo o recital de final de curso do meu músico favorito.

York para mim foi uma surpresa fantástica. É uma cidade sui generis que consegue conciliar a bagagem histórica, de onde retira as suas características pitorescas, com uma população maioritariamente universitária e jovem. O verde transborda em todas as esquinas, como é típico do Shire, e as casas de tijolo e madeira com as suas portas coloridas dão vida até às ruelas mais recônditas. Foi nesta que vos mostro abaixo que a J.K.Rowling se inspirou para criar a famosa Diagon Alley, de Harry Potter.

Este slideshow necessita de JavaScript.

As casas de chá e pequenas boutiques abundam, com montras deliciosas e ambientes tão acolhedores e reconfortantes como os chás quentes que se servem. E para acompanhar uma tarte de maçã ou pequenos bolos e biscoitos. Na rua os mercados vendem verduras, frutas, mel, conservas e frutos secos a granel. Tudo proveniente de produção local e exposto de forma bonita e cuidada.

Serão recordações maravilhosas, com imagem, cheiro e até banda sonora a condizer, interpretada sempre pelo Vicente e seu piano. Quanto ao sabor, esse coube-me a mim recriar e inevitavelmente teria que acompanhar o chá das 5h. A nutnola da Cláudia (Paleo Kitchen Tales), que conheci recentemente, foi o ingrediente que faltava para tornar tudo mais apetitoso. Espero que gostem!


 

Ingredientes: (12-16 mini queques)

1/2 chávena de chá (=cup) de farinha de amêndoa (branca)

3 c. sopa de manteiga de avelã

2 ovos biológicos

1 c. café de baunilha

1 c. café bicarbonato de sódio

3 c. sopa de açúcar de coco

2 a 3 c. sopa de leite de amêndoa (ou outro que prefira)

4 a 5 c. sopa de granola*

óleo de coco para untar a forma (ou outro que prefira)

Toppings (opcional): geleia de arroz em pó ou mel

Preparação:

Pré-aqueça o forno a 180º e unte uma forma de mini-queques com óleo de coco (em alternativa pode utilizar formas de papel e colocá-las dentro da forma de metal).

Numa taça junte todos os ingredientes e mexa com um garfo até incorporar tudo muito bem. Comece por juntar apenas duas c. sopa de leite e adicione a terceira apenas se notar a mistura demasiado seca.

Disponha a mistura nas formas e por cima de cada queque deite depois um pouco da granola no centro. Leve ao forno por 12-15 minutos ou até fazer o teste do palito e este sair limpo. Retire do forno e deixe arrefecer completamente. Desenforme e polvilhe-os com a gelei a de arroz em pó ou uns fios de mel (opcional). Sirva.

Notas: utilize de preferência ingredientes biológicos. 

*Usei a nutnola de canela e gengibre da Paleo Kitchen Tales mas pode utilizar outra que prefira.

Anúncios

One thought on “Mini queques de granola

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s