Empanadas de cogumelos e alho francês

Mushroom & leek empanadas (VG) – Recipe in EN below

Deliciosas e muito fáceis de fazer. Uma massa ligeiramente crocante e um recheio bem cremoso. Perfeitas para ter no congelador e fazer um jantar rápido naqueles dias em que o tempo é escasso.

Já andava há uns tempos a tentar criar uma receita de empanadas porque é daquelas soluções rápidas de que gosto bastante. A mais comum é a empanada de atum, mas este recheio não fica em nada atrás dessas de compra (muito pelo contrário).

Nas empanadas de compra é muitas vezes utilizada gordura refinada (margarina, gordura de palma, etc.), que para além de ser prejudicial ao nosso corpo tem sido devastadora para o ambiente (a gordura de palma é responsável pelo desmatamento de vários km de florestas em países em desenvolvimento para a sua produção intensiva). Mas nestas empanadas usei azeite virgem e farinha integral, conferindo-lhe assim boas gorduras e uma boa quantidade de fibra, tão benéfica ao nosso intestino.

Para o recheio optei por cogumelos marrom, alho francês e cebola roxa, mas o “toque de mestre” é o vinagre balsâmico que equilibra o ácido e o doce de forma deliciosa.

Estas empanadas são perfeitas para congelar e usar num daqueles dias em que não temos tempo ou paciência para dedicar à cozinha, mas ainda assim não queremos descurar a nossa alimentação. A minha sugestão é que as acompanhem com um arroz cremoso ou malandrinho. E aqui entre nós, dobrem a receita se as fizerem porque depois de provarem vão querer sem dúvida repetir a dose!

Não se esqueçam de partilha comigo as vossas recriações no no Facebook ou Instagram.


Ingredientes:

Para a massa

2 cups de farinha de espelta integral (ou farinha de trigo integral)

1/4 cup azeite virgem extra

1/2 cup de água

sal marinho e pimenta preta a gosto

Para o recheio

180g cogumelos marrom

80g alho francês

1 cebola roxa pequena

2/3 cup de leite vegetal

2. c. sopa vinagre balsâmico

1 c. chá farinha araruta (ou amido de milho)

azeite virgem extra q.b

sal marinho e pimenta preta a gosto

Preparação:

Comece por laminar os cogumelos, o alho frânces e cortar a cebola em meias luas. Numa taça coloque o leite e a farinha de araruta e mexa bem. Reserve.

Use uma frigideira ou tacho anti-aderente sob lume médio-alto e adicione um fio de azeite. Coloque a cebola e salteie uns minutos até ficar suave. Adicione o vinagre balsâmico, os cogumelos e o alho francês, o sal e a pimenta a gosto e salteie cerca de 7-10 minutos ou até ficarem tenros. Prove e ajuste os temperos. Reduza o lume para médio e adicione a mistura do leite, mexendo sempre até engrossar. Retire do lume, tape e deixe arrefecer por completo.

Entretanto, forre um tabuleiro de forno com papel vegetal e prepare a massa misturando numa taça a farinha e o azeite. Quando tiver uma textura de areia molhada adicione a água, passe farinha nas mãos e amasse ligeiramente até conseguir formar uma bola (não amasse demasiado senão ativa o glúten da massa e ficará demasiado rija). Unte uma bancada com farinha, transfira a massa para a bancada e corte em 4 porções iguais. Estenda uma das partes mantendo alguma espessura na massa (diria 2-4 milímetros) para que esta depois não rasgue com o recheio. Use uma taça para cortar um círculo e transfira-o para o tabuleiro. Repita para a restante mistura (deve dar cerca de 8 empanadas).

Recheie agora a massa colocando 2-3 c. sopa do recheio no centro do círculo e dobrando-o de seguida ao meio. Use um garfo para selar a extremidade e impedir que o recheio saia. Repita para as restantes. Por fim pincele com azeite por cima e leve ao forno pré-aquecido a 200ºC por 12-16 min ou até ficarem douradas. Em alternativa coloque em sacos de congelação e congele no congelador (neste caso pincele com azeite só quando as for utilizar).

Notas: utilize de preferência ingredientes biológicos.


Lista de Ingredientes:

  • Farinha de espelta integral

  • Frescos

  • Leite vegetal

  • Farinha de araruta (ou amido de milho)
  • A granel na Maria Granel, no Aldi ou zona bio dos hipermercados;
  • Em mercados e supermercados biológicos;

  • Feito em casa ou na zona bio dos super/hipermercados;

  • A granel na Maria Granel ou zona bio dos hipermercados;

Mushroom & leek empanadas – English version

Delicious savory pastry, easy to make, with a creamy filling. Perfect for having on the freezer and pop in the oven whenever you need a quick meal.

Ingredients:

For the dough

2 cups whole spelt flour

1/4 cup extra virgin olive oil

1/2 cup water

sea salt and pepper to taste

For the filling

180g mushrooms (sliced)

80g leek (chopped finely)

1 cebola roxa pequena (sliced)

2/3 cup milk of choice

2. tbsp balsamic vinegar

1 tsp arrowroot flour

good drizzle of extra virgin olive oil

sea salt and pepper to taste

Preparation:

Place milk and arrowroot in a small bowl and mix well. Set aside.

In a non stick pan over medium-high heat add a drizzle of olive oil and sauté the onions until soft. Add vinegar, mushrooms, leek, mix well and season to taste with salt and pepper. Sauté the veggies for about 7-10 min or until tender.

Reduce heat to medium and add the milk mixture stirring constantly until it thickens. Take from heat, cover and let cool completely.

Meanwhile, place parchment paper on an oven tray. Add olive oil and flour and mix until wet sand texture. Add water, flour your hands and work the dough gently until you form a ball (don’t overwork the dough or it will harden). Flour a countertop or table and divide dough in 4 equal pieces. Use a pin to roll each piece until you get about 2-4ml high then use a small bowl upside down, press it on the dough until you cut a circle. Transfer the circle to the oven tray and repeat for the rest of the dough.

Get the filling and place 2-3 tbsp in the center of each dough circle. Fold over the filling and use a fork, pressing to seal the extremities of each empanada. Repeat for the rest. Brush each empanada with olive oil and place in pre-heated oven (200ºC) for about 12-16 min or until golden. You can also freeze them in a zip lock before baking (in this case make sure to brush the olive oil only before baking).

Enjoy!

Notes: use preferably organic ingredients.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s