Um doce de dióspiro feito em 5 minutos, sem açúcar refinado e que leva apenas 3 ingredientes. Estão curiosos(as)? Então aqui fica!
Há umas semanas atrás comecei uma parceria com o a Academia às 9, da querida Sofia Castro Fernandes do Às 9 no meu blog. Em conjunto com a minha amiga Sara da Silva preparamos refeições deliciosas e cheias de carinho que complementam na perfeição as sessões se coaching da Sofia.
O menu é sempre da estação e, como já vem sendo hábito, aproveito o melhor que a Natureza nos dá porque acredito plenamente que ela o faz por uma razão (nada na Natureza é por acaso). Para o último brunch fiz um doce de dióspiro, aproveitando a generosidade do meu dióspireiro que nesta altura se veste de vermelho e me transborda de dióspiros maduros e doces. Esse doce serviu de topping ao um pudim de chia, e qual não foi o meu espanto quanto no final do brunch um dos participantes me pediu se podia levar para casa o resto do doce! Eu acedi e fico sempre imensamente feliz quando vejo a satisfação na cara de alguém depois de provar algo que eu fiz. Mas complementei dizendo que o doce consistia apenas em triturar dióspiros com uma pitada de canela…Os olhares incrédulos de 10 pessoas que repetiram quase em uníssono “só isso? mas não leva mais nada?” obrigaram-me a responder que a real diferença está na matéria-prima, ou seja, na qualidade da fruta. Os meus dióspiros são 100% naturais e biológicos, a árvore é regada apenas com a água da chuva e não há adubos ou outros incentivos químicos. É fruta pura, real e genuína, que não se encontra em supermercados.
Tudo isto deixou-me a pensar que hoje em dia a maioria das pessoas já não sabe o sabor real da fruta. Como é suposto saber, cheirar, como deve ser a sua textura e aspeto. Os meus dióspiros não são os mais bonitos, como vêem na foto têm várias “cicatrizes” mas, tal como nas pessoas, isso torna-os únicos no seu interior e no seu sabor.
Deixo-vos por isso um apelo: sejam exigentes na fruta e legumes que compram, faz toda a diferença no sabor e nos nutrientes que consumimos.
Espero que gostem e já sabem, partilhem comigo as vossas recriações no facebook e instagram!
Doce de dióspiro com 3 ingredientes
- Tempo de Preparação5 min
- Quantidade1 frasco pequeno
- Categoria
- Caraterísticas
- Adequado para dieta
- Tags
Ingredientes
- 3 dióspiros gelatinosos e muito maduros
- 1/2 c. café canela em pó
- 1/2 c. sopa de xarope de ácer ou outro adoçante líquido (mel, geleia de arroz, etc.)*
- Água q.b (se necessário)
Preparação
Abra os dióspiros ao meio e com uma colher raspe a polpa para dentro de um liquidificador. Adicione a canela e xarope de ácer (opcional) e triture tudo até ficar cremoso. Prove, ajuste os temperos e adicione água se necessário para acertar a consistência pretendida.
Transfira para um frasco ou recipiente hermético e guarde no frigorífico até 1 semana. Pode também congelar em sacos próprios e descongelar umas 4h antes de utilizar. Neste caso é possível que tenha que voltar a triturar depois de descongelado para conseguir novamente uma textura cremosa.
Nota: use de preferência ingredientes biológicos.
* Como os meus dióspiros são extremamente doces eu não utilizo qualquer adoçante, mas coloquei na receita pois acredito que a grande maioria não é assim tão doce e o xarope de ácer combina perfeitamente com o dióspiro para um sabor de outono.
3 Responses
mas não precisa de ir ao lume a engrossar?
vou experimentar
Muito obrigada!!! 🙂
não é necessário 😉