Esta feijoada de cogumelos é a receita deste outono/inverno e aposto que vai conquistar qualquer um(a) na sua casa!
Durante este verão trabalhei como chef de cozinha num retiro e gosto sempre de incluir uma noite temática, com inspiração portuguesa. Foi assim que surgiu esta receita de feijoada de cogumelos. A “plateia” era 100% estrangeira, por isso é verdade que não tinham termo de comparação mas depois de repetirem três vezes percebi que tinha aqui uma receita vencedora.
O truque está no molho, que na feijoada tradicional é carregado de sabor pelas várias carnes, mas que aqui não existem. Há por isso um passo adicional, que demora um bocadinho mais de tempo mas prometo que vale mesmo, mesmo, mesmo a pena: assar o pimento e o alho e depois triturar na água de cozedura do feijão.
As diferentes texturas conseguem-se através da utilização de vários tipos de cogumelos ou então da jaca verde (que coloco como opcional porque não é de todo um produto fácil de arranjar ou barato, além disso vem do outro lado do mundo!). Fiz o teste com a jaca porque tinha por aqui um frasco da Clearspring com jaca em salmoura que comprei com desconto no supermercado por aproximação do prazo de validade (caso contrário não teria comprado de propósito para isto). Podem e devem usar antes cogumelos, mas se quiserem uma textura mais aproximada à da carne usem então a jaca (encontram na Makro ou em alguma zonas bio de hipermercados).
O resultado é um prato de sabor bem intenso, com muitas texturas diferentes e que promete conquistar o coração e paladar até dos mais céticos.
Espero que goste e se fizer esta receita partilhe comigo no Facebook e Instagram identificando @blogdaspice.
Feijoada de cogumelos
- Tempo de Preparação30 min
- Tempo de Cozedura25 min
- Tempo Total55 min
- Quantidade6 pessoas
- Categoria
- Adequado para dieta
Ingredientes
Ingredientes
- 3 dentes de alho
- 1 pimento vermelho (~200g)
- 1 cebola média
- 150g cenoura
- 200g mix de cogumelos (marron, pleurotus, shimeji ou portobello)
- 150g couve coração ou lombarda
- 1 fio de azeite extra virgem
- 250 ml de passata de tomate
- 400 a 500ml de água de cozedura do feijão
- 400g feijão encarnado cozido e escorrido
- 1 folha de louro
- 1 c. sobremesa de paprika fumada
- sal marinho a gosto
- pimenta preta a gosto
- opcional: 100g de jaca verde em salmoura*
Preparação
Arranje o pimento retirando as sementes, coloque num tabuleiro de forno e asse juntamente com os dentes de alho durante 30-4 min. a 180ºC. Em alternativa coloque na air fryer 15 min. a 180ºC ou até o pimento e alho ficarem macios. Reserve.
Entretanto pique a cebola, corte a cenoura em rodelas fina, a couve em juliana e fatie grosseiramente os cogumelos (se usar pleurotus parta-os grosseiramente com as mãos). Reserve.
Numa panela em lume médio-alto, junte um fio de azeite e salteia a cebola até translúcida. Adicione a passata de tomate e deixe refogar uns minutos. Entretanto triture a água de cozedura com o pimento e dentes de alho (sem casca). Reserve.
Junte as cenoura, couve e cogumelos e o molho com os pimentos, o louro, a paprika e pitada de sal e pimenta e envolva tudo (se usar a jaca em salmoura não coloque muito sal). Tape, reduza o lume para o mínimo e deixe estufar 15-20 min. mexendo ocasionalmente. Se notar que o molho reduziu muito adicione mais água de cozedura ou caldo de legumes (ou água).
Adicione por último o feijão (e a jaca –opcional), prove, ajuste os temperos e deixe estufar mais 5 min. Assim que a cenoura esteja tenra sirva com arroz ou congele em recipiente próprio.
*Notas: se optar por utilizar a jaca tenha em conta que:
- basta escolher um tipo de cogumelos, pois já vai ter variedade de texturas;
- deve despedaçar/desfiar a jaca grosseiramente com as mãos;
- o sal deve ser adicionado perto do final (caso use a jaca em salmoura) porque será salgada;
- deve usar jaca verde e não jaca madura (que é doce!).