Querem uma receita deliciosa, light e extra cremosa? É esta! Se pudesse comia estes zoodles com molho cremoso de caju todos os dias. Vegan, sem lactose, sem glúten e com uma versão crua.
Já provei várias receitas de zoodles (a.k.a massa de curgete) e confesso que muitas delas me desiludiram… Sim, é uma ótima alternativa à massa quando queremos cortar os hidratos de carbono, porém se não ficar no ponto e não for bem temperada não sabe literalmente a nada…
Nestas últimas férias em Portugal, resolvi experimentar um restaurante de comida biológica no Estoril, de que tinha ouvido falar (por consideração não vou indicar o nome).
Para entradas pedimos umas tostinhas caseiras sem glúten e húmus, que estavam ótimos e como prato principal strogonof de lentilhas e corvina em crosta de sésamo com puré de couve-flor.
De uma forma geral posso dizer-vos que nada vinha minimamente temperado (pelo menos para mim) e o strogonof, que era feita com zoodles, esse então não sabia mesmo a nada…
Quando a empregada percebeu que um dos pratos estava quase intacto, perguntou se não tínhamos gostado, ao que respondi: “de facto não porque falta tempero”.
Ela retorquiu: “ahh pois, é que os nossos pratos são muito levezinhos em termos de sabor e para quem não está habituado a pratos vegan, é normal que estranhe. Por isso é que colocamos os temperos aqui na mesa, para ajustar no prato”. O Pedro riu-se para dentro, eu sorri e disse à senhora “pois deve ser isso”, já que não valia a pena discordar.
Não vos conto isto com o mínimo intuito de “dizer mal” ou “denegrir” o negócio de ninguém. Muito pelo contrário, é preciso coragem para abrir um espaço ao público e o que se querem são iniciativas que incentivem à alimentação saudável, vegan e biológica. Conto-vos isto porque sei que muitas pessoas acabam por riscar da sua ementa a comida vegan por experiências como esta.
Comida vegan não é de todo sinónimo de comida sem sabor. Já comi refeições vegan deliciosas e já comi refeições com carne e peixe que estavam más. Tudo se resume ao tempero e à confecção, e neste tipo de receitas deve haver um cuidado redobrado. Portanto se da primeira vez não ficaram convencidos, experimentem esta receita de zoodles com molho cremoso de caju e digam-me se mudaram de opinião 😉
Zoodles com molho cremoso de caju
- Quantidade2 pessoas
- Categoria
- Adequado para dieta
- Tags
Ingredientes
- 70g de cajus crus (demolhados em água quente pelo menos 2 horas)
- 2 dentes de alho
- 1/2 colher de café de cominhos
- 1 colher de café de paprika
- 1/4 colher de café de gindungo/piri-piri moído (opcional)
- 1/2 colher de café de noz moscada
- 3 curgetes médias
- azeite virgem q.b.
- flor de sal e pimenta preta em moinho q.b.
- ervas frescas à escolha – para decoração (opcional)
Preparação
Coloque as curgetes no espiralizador e transforme-as em esparguete*. Transfira para um pano de cozinha e esprema até retirar o excesso de água. Dê alguns cortes para facilitar servir depois de prontos. Reserve.
Escorra os cajus e reserve 1/2 copo da sua água. Coloque num robot de cozinha ou liquidificador os cajus e junte a água, paprika, noz moscada, cominhos, gindungo (opcional), alho, um fio de azeite e sal e pimenta a gosto. Triture tudo até conseguir um molho cremoso (por vezes terá que parar e raspar as laterais com uma colher mas não desista). Se a mistura estiver muito espessa junte-lhe mais um pouco de água e ajuste os temperos se necessário.Volte a triturar tudo e reserve.
Numa frigideira grande ou wok em lume médio, coloque 1 fio de azeite e os zoodles. Salteie de 2-5 minutos (queremos que fiquem com a consistência al dente pelo que não deverá deixá-los mais tempo). Retire do fogo.**
Sirva os zoodles num prato com a ajuda de pinças e disponha o molho de caju por cima. Enfeite com um poupo mais de paprika e ervas frescas.
**No caso de não ter espiralizador, pode utilizar um descascador de batatas/vegetais e desfazer as curgetes em tiras largas e muito fininhas. Neste caso não terá zoodles mas sim um pappardelle de curgete, no entanto a confecção e sabor serão os mesmos.
** Para uma versão crua desconsidere este passo e coloque o molho directamente nos zoodles crus.
Nota: utilize de preferência ingredientes biológicos.
0 Responses
Apreciei bastante a pratada desta iguaria que comi ao jantar. Não consegui decidir de qual gostei mais, quando comparado com este http://blogdaspice.com/2016/10/06/massa-de-curgete-com-molho-de-acafrao/