Não é um bolo de Natal é antes um bolo da estação, porque não há vegetal mais da estação do que a abóbora. E como nestes tempos elas abundam, há que as utilizar para tudo e mais alguma coisa e este bolo de abóbora e especiarias é a opção perfeita!
Se me seguem no Instagram e Facebook já devem estar familiarizados com a rubrica semanal das “Dicas de Cozinha” que costumo publicar nestas redes, mais especificamente nos stories. Cada semana falo sobre um ingrediente ou um método culinário e aqui há umas semanas falei das abóboras.
Uma das dicas que dei foi sobre como escolher abóboras. O ideal é ver se elas têm casca opaca e se o pé está intacto. Tudo isto são sinais de que foram colhidas no tempo certo e estão bem conservadas. Devem evitar as de tonalidade brilhante, pois é um dos indícios de terem sido apanhadas fora de tempo.
A abóbora é ainda talvez dos vegetais mais #zerowaste (sem desperdício), isto porque se aproveita tudo. Das cascas dá para fazer chips no forno, da polpa sopas, doces, assados e purés, as sementes torram-se e comem-se como aperitivo. Tudo se aproveita e nada se desperdiça, bem ao jeito de como a Natureza gosta e fazer. Querem melhor?
Tenho várias receitas com abóbora, mas todas salgadas pelo que resolvi fazer uma doce. E este bolo é so a coisa mais reconfortante e aromática. Uma boa fatia e um bom chá e estão equipadas(os) para este inverno!
Deixo-vos abaixo a receita deste bolo de abóbora e especiarias e já sabem que qualquer dúvida podem deixar nos comentários ou enviar-me pelo Instagram ou Facebook que respondo sempre. Se não nos falarmos entretanto, tenham um ótimo Natal!
Bolo de abóbora e especiarias
- Tempo de Preparação5 min
- Tempo de Cozedura45 min
- Tempo Total50 min
- Quantidade10-12 fatias
- Categoria
- Sobremesas
- Bolos
- Adequado para dieta
- Tags
Ingredientes
Para o bolo
- 1+1/2 cup farinha de espelta branca
- 3 c.sopa farinha de coco
- 1/4 cup nozes moídas*
- 1 c.chá bicarbonato de sódio
- 4 c.sopa açúcar integral mascavado (escuro)
- 2 c.chá de mistura de especiarias (canela, gengibre, erva doce, noz moscada)
- 1 punhado de nozes em pedaços*
- 1/2 cup leite vegetal
- 1 cup puré de abóbora*
- 3. c.sopa de xarope de ácer (ou outro adoçante líquido)
- 1 ovo de linhaça (1 c.sopa de linhaça moída + 3 de água, misture e aguarde que forme um gel)
- 1 c.chá vinagre de sidra
Para a cobertura (opcional)
- 1 cup cajus crus demolhados e escorridos
- 3 c.sopa de creme de coco (ou da parte sólida de leite de coco gordo após refrigerada 24h)
- 1/4 cup puré de abóbora*
- 2 c.sopa xarope de ácer (ou outro adoçante líquido)
- 2 c.sopa de óleo de coco (líquido)
- 1 pitada de baunilha (opcional)
Preparação
Preparação do bolo
Pré-aqueça o forno a 180ºC e unte um tabuleiro de bolo inglês com um pouco de óleo de coco.
Numa adicione todos os ingredientes secos e misture-os bem. Reserve.
Noutra taça adicione os líquidos e misture tudo (se quiser pode triturar num liquidificador). Junte-os ao preparado dos secos e junte agora as nozes em pedaços. Envolva bem (evite mexer demasiado para não quebrar a reação do bicarbonato de sódio com o vinagre).
Transfira para a forma com a ajuda de uma espátula e leve ao forno por 35-45 min. Faça o teste do palito após este tempo e assim que sair limpo retire e deixe arrefecer por completo antes e desenformar.
Entretanto prepare a cobertura (opcional) adicionando todos os ingredientes a um liquidificador ou robot de cozinha potente e triturando tudo muito bem até ter uma consistência bem cremosa. Prove e ajuste o adoçante se necessário. Coloque num saco de pasteleiro, feche e leve ao frigorífico por pelo menos 1hora até estar firme.
Desenforme o bolo e coloque por cima a cobertura (opcional) com a ajuda de um saco de pasteleiro ou simplesmente espalhe com uma espátula. Sirva de imediato.
Notas*: use de preferência ingredientes biológicos. Pode utilizar outro fruto seco à escolha em vez das nozes. O puré de abóbora deve ser consistente e sem água (se o notar demasiado líquido deve escorrer a água em excesso).