Este bolo de aniversário é ideal para bebés ou crianças pequenas. Feito com farinhas integrais, sem ovos e adoçado apenas com fruta!
O Henrique fez 1 ano no passado domingo e como não podia deixar de ser quis fazer-lhe o seu primeiro bolo. Apesar dele já consumir ovos preferi fazer uma receita sem eles porque desta forma é mais abrangente. Foi a primeira vez que ele provou bolo, é muito raro dar-lhe alimentos com farinhas, prefiro sempre dar-lhe os cereais na sua forma mais integra, em grão. Mas posso dizer-vos que adorou! Comeu uma fatia inteira e mais lhe déssemos que ele comeria também, mas para a primeira vez chegou. Optei por usar apenas farinhas integrais e adoçar com fruta (banana e tâmaras) mas caso tenham crianças mais velhas ou que já consumam açúcar podem adicionar 1/3 cup açúcar de coco à massa (vejam outras notas no final da receita)..
Sinto que este ano passou tão rápido e ao mesmo tempo teve momentos intermináveis… Neste dia foi inevitável passar em revista estes últimos 12 meses e acabei por fazer um resumo do que aprendi este ano (coisas boas e menos boas):
– O 1.º ano de maternidade foi para mim uma prova constante de tolerância à frustração. Definimos certas coisas importantes para nós e das quais não queremos abrir mão mas a vida troca-nos as voltas. Queria amamentar até pelo menos aos 6 meses em exclusivo – não consegui; queria usar fraldas reutilizáveis – já tentei de tudo e não há meio de ele aguentar mais de 1h sem ficar todo molhado (parece que tenho o rei do xixi em casa! 🤷🏻♀️); queria aproveitar para me dedicar a um projeto que já tinha planeado para esta altura – ainda não saiu da gaveta. Todos falhanços totais da minha parte que estou a aprender a aceitar e viver com eles.
– Percebi também o quanto gosto e preciso de trabalhar, não só por motivos financeiros mas para me sentir realizada. Passou-me pela cabeça quando tive o Henrique que até poderia sentir-me bem em tirar uns anos e dedicar-me apenas a ele, mas rapidamente percebi que não é para mim. E não gosto menos do meu filho por isso, simplesmente revejo-me muito no meu trabalho e adoro o que faço 😌 e está tudo bem assim.
– Ultrapassei alguns grandes medos que a gravidez me trazia em relação ao corpo: vou conseguir perder o peso que ganhei? vou conseguir voltar a treinar capoeira? vou voltar a ficar bem com o meu corpo? Consegui fazer isto tudo (não de uma dia para o outro claro!). É certo que o nosso corpo muda, mas felizmente eu também mudei a forma como olho para ele e respeito-o ainda mais.
Acima de tudo acho que foi um ano de grande desenvolvimento pessoal (meu e do Pedro) e ainda ficamos incrédulos cada vez que olhamos para o Henrique e vemos como cresceu ♥️ Passou a voar!
E apesar do bolo ser para o aniversariante eu sei que aí por casa os adultos vão provar por isso deixo-vos a receita do bolo, do recheio de caramelo e também do chantilly de caju. Como o bolo não é muito doce o recheio compensa e a cobertura apesar de não ser necessária torna o bolo mais bonito. Mas fica ao vosso critério utilizar ou não. De qualquer forma prometo que vai agradar a todos! Como éramos apenas 3 (a contar com o Henrique) a receita é para um bolo pequenino (15 cm) terão que dobrar a receita para um bolo maior e ajustar o tempo de cozedura (o teste do palito é o melhor indicador).
E já sabem se o fizerem não se esqueçam de identificar @blogdaspice e partilhar comigo no Instagram ou Facebook.
Bolo de aniversário para bebés
- Tempo de Preparação15 min
- Tempo de Cozedura30 min
- Tempo Total45 min
- Categoria
- Adequado para dieta
Ingredientes
Para o bolo
- 1 banana média bem madura
- 4 tâmaras medjool
- 1/4 cup manteiga de amêndoa (ou outro fruto seco)
- 1 c. chá vinagre de sidra
- 1/2 cup farinha de amêndoa fina (branca)
- 2/3 cup farinha integral de espelta (ou farinha de aveia integral*)
- 1/3 cup leite vegetal (+ 2 c.sopa se necessário)
- 1 c. café bicarbonato de sódio
Para o recheio de caramelo
- 4 tâmaras medjool (demolhadas em água quente 10 min e escorridas)
- 2 c. sopa manteiga de amêndoa (ou outra)
- 1/4 cup leite vegetal (mais se necessário)
Para o chantilly de caju
- 1/2 cup caju cru demolhado e escorrido (deixe a demolhar durante a noite ou demolhe 10 min em água quente)
- 3 c. sopa óleo de coco
- 1/2 cup água (mais se necessário)
- 1 c. café baunilha em pó
Preparação
Pré-aqueça o forno a 180ºC e unte uma forma de bolo redonda pequena (15 cm) com óleo de coco ou azeite. Reserve.
Numa tigela misture bem todos os ingredientes secos do bolo e reserve. No liquidificador coloquue todos os húmidos e triture bem. Junte ambos e envolva-os até toda a mistura estar húmida (não mexa demasiado). Transfira para a forma e leve ao forno durante 25-30 min.
Passe o liquidificador por água e prepare agora o caramelo batendo os ingredientes e ajustando o leite até conseguir a textura de um creme. Adicione mais leite se ficar demasiado espesso e triture até não se sentir a casca das tâmaras. Transfira para um frasco, tape e leve ao frigorífico.
Para o chantilly triture todos os ingredientes num liquidificador ou robot de cozinha potente e vá ajustando a água até conseguir um creme semelhante a chantilly. Comece com pouca água e vá adicionando pouco a pouco, fazendo paragens e raspando as laterais (demora algum tempo mas não desista). Transfira o creme para um saco de pasteleiro e leve ao frigorífico por pelo menos 2h.
Após 25 min faça o teste do palito no bolo e retire assim que sair limpo. Deixe arrefecer completamente e desenforme. Assim que estiver frio transfira para uma base de bolo, use uma faca de serrilha e divida-o em 2 parte iguais, cortanto-o a meio, horizontalmente.
Recheie a parte inferior espalhando a partir do centro. De seguida coloque a outra parte do bolo por cima, virando a zona mais plana para cima (será o topo do seu bolo). Adicione mais recheio se necessário.
Utilizando um saco de pasteleiro e uma espátula cubra o bolo começando pelas laterais e de seguida o topo. Alise bem com a espátula cobrindo todo o bolo. Enfeite e leve ao frigorífico até servir.
Nota: use de preferência ingredientes biológicos.
*Se usar farinha de aveia é normal que o bolo fique um pouco mais denso e tenha que incluir mais 1 ou 2 c. sopa de leite vegetal. A massa e necessitará de uma espátula para a transferir e alisar na forma.