Esta receita de focaccia preguiçosa é talvez das favoritas cá de casa nos últimos tempos. Não precisa de amassar, pode ajustar os sabores ao que tiver por casa e é absolutamente deliciosa!
Nas últimas semanas partilhei no meu Instagram as fotos da minha focaccia e muitos foram os pedidos para eu partilhar a receita. Se nunca ouviu falar desta iguaria italiana, é um género de um pão, mais fino e que se faz num pirex ou tabuleiro. Tem formato quadrado ou retangular, é crocante por fora e mais fofo e húmido no interior do que o pão normal.
Além disso pode ter diversos sabores, a focaccia tradicional tem apenas sal, azeite e alecrim, mas esta que vê na foto é das minhas favoritas: cebola roxa, tomate cherry, alecrim e até pedaços de queijo feta esfarelado. Uma das coisas que mais gosto nas focaccias é que são altamente versáteis, logo pode ajustar sempre ao que tiver por casa.
A parte mais “chata” da maioria das receitas de focaccia é o tempo de repouso, que vai de 8-12h (ou até mais) e depois mais umas quantas após amassar.
Nesta receita consegui reduzir o tempo de repouso para apenas um e nem vai precisar de amassar, bastará juntar os ingredientes e ir dormir (sim leu bem, dormir). Não há como encurtar o tempo de fermentação, ele é que nos dá o toque fofinho que tanto gostamos no pão, mas já que temos que esperar, que a espera aconteça enquanto dormirmos. Por isso a minha solução é simples: junte os ingredientes à noite, durma e no dia seguinte, à hora que bem entender, coza e sirva a sua focaccia.
É verdade que para isso vai precisar de um bocadinho de antecipação, mas prometo que vai valer a pena. Espero que goste e não se esqueça de partilhar comigo no Instagram ou Facebook e identificar @blogdaspice para que eu fique a par das suas recriações.p
Focaccia preguiçosa
- Tempo de Preparação10 min
- Tempo de Cozedura30 min
- Tempo Total40 min
- Pronto em8h40 (8h+ repouso)
- Quantidade4-6 pessoas
- Adequado para dieta
- Sem Frutos Secos
- Sem Açúcar Refinado
- Sem Lactose
- Vegan
- Vegetariano
Ingredientes
Para a massa
- 500g farinha de espelta branca
- 2 c.chá sal marinho (fino)
- 400 ml água morna
- 2 c.chá fermento de padeiro (levedura seca)
- 1 c. chá mel (ou outro adoçante)
- azeite virgem extra q.b.
Toppings
- 6-8 tomates cherry maduros
- 1/2 cebola roxa
- 2 ramos de alecrim fresco
- pitada de sal marinho
Preparação
Numa taça junte a farinha, o sal e mexa bem. Reserve.
Noutra taça adicione a água morna, o fermento e o adoçante. Mexa tudo até formar bolhas. Verta sobre a farinha e envolva com uma espátula até incorporar toda a farinha. Regue com um fio de azeite, tape com um pano e coloque no forno (desligado) durante a noite (entre 8 a 12 horas*).
Após este período a massa deve ter quase triplicado de volume e devem ser visíveis várias bolhas da fermentação. Unte um pirex ou tabuleiro alto com azeite (seja generosa no azeite para evitar que a massa cole) e transfira a massa para o mesmo. Unte os dedos também com azeite, de seguida espalhe a masse para que ocupe todo o pirex, se necessário enterre os dedos na massa para criar pequenas covas.
Ligue o forno a 200ºC e enquanto ele aquece coloque o tabuleiro lá dentro para que a massa fermente uma última vez. Entretanto corte a cebola em fatias finas, os tomates em quartos e lave o alecrim.
Retire a massa do forno após 10 min., coloque os toppings, regue com um fio de azeite e polvilhe com sal. Leve ao forno por 40-45 min. (pode ser mais mais dependendo do forno) ou até a foccacia estar dourada por fora e bem cozida por dentro (faça o teste do palito).
Retire do forno e sirva de imediato. Pode ainda congelar as sobras em recipiente próprio, já que esta iguaria deve ser consumida logo após a confeção.
Notas: use de preferência ingredientes biológicos.
*Se por alguma razão não puder usar de imediato a massa após as 8h-12h de fermentação, coloque no frigorífico (tapada) e utilize-a assim que conseguir.