Estas gomas saudáveis de Halloween são fáceis de fazer e assustadoramente deliciosas! Sem açúcar refinado ou corantes industriais, prometem entreter e fazer furor junto dos mais novos.
“Mãe o que é o Halloween?” – perguntou-me o Henrique esta semana. Até aqui nunca houve necessidade de explicar porque na escola dele não se celebra e em casa tão pouco temos essa tradição. Mas com o tempo apercebe-se de tudo o que se passa à sua volta, o que vê na rua, supermercados, lojas, etc. Então lá lhe expliquei que o Dia das Bruxas, tal como é celebrado hoje, não é uma tradição nossa, é típica de outros países mas popularizou-se e espalhou-se além fronteiras (como todas as ocasiões que incitam ao consumo). Contei-lhe que em Portugal temos o Dia dos Mortos cujo objetivo na sua essência é relembrar e celebrar pessoas de quem gostamos mas que já não estão connosco. “Como a Tia Leonor?” – exatamente disse eu.
Expliquei-lhe ainda que apesar do Halloween ser outrora a festa de encerramento do verão, hoje em dia serve na maioria das vezes como desculpa para comer doces e usar máscaras assustadoras. Vi a sua expressão fazer uma careta estranha antes de comentar “Mas só isso não faz sentido…?!”, como os seus 5 anos não o impedissem de perceber como hoje em dia somos mestres da desvirtuação.
Eu respondi que também não concordava com a forma como hoje se celebra e que preferia antes pensar em quem partiu. Depois de uma pausa ele retorquiu “Mãe vamos fazer isso… mas eu também acho divertido estas coisas assustadoras. Achas que também podemos fazer algo assustador?” – claro que sim, a Mãe vai criar uma receita assustadora para fazermos os 2.
Assim surgiu esta receita e assim entrelaçamos a tradição antiga à nova, retirando o melhor de cada uma. Espero que lhe traga um bom tempo em família neste feriado e não se esqueça de partilhar as suas recriações nas redes sociais identificando @blogdaspice.
Gomas saudáveis de Halloween
- Tempo de Preparação15 min
- Tempo de Cozedura5 min
- Tempo Total20 min
- Categoria
- Gomas e doces
- Adequado para dieta
- Sem Glúten
- Sem Frutos Secos
- Sem Açúcar Refinado
- Sem Lactose
- Vegan
- Vegetariano
Ingredientes
Para a parte branca
- 250 ml leite de coco
- 2 c. chá de agar agar* (veja nota)
- 2 c. sopa xarope de agáve
Para a parte vermelha
- 125 ml sumo de romã (sem polpa ou caroços) – mais para servir (opcional)
- 1 c. chá agar agar
- 1 c. sopa xarope de agáve
Para a parte azul/verde
- 125 ml água
- 1 c. café de spirulina verde ou azul* (veja nota)
- q c. chá de agar agar
- 2 c. sopa xarope de agáve
Para a parte amarela/laranja
- 125 ml água
- 1 c. café de curcuma fresca ralada* (veja a nota)
- 1 c. chá de agar agar
- 2 c. sopa xarope de agáve
Outros
- Mirtilos q.b
- Sumo de romã, framboesa ou morango (para servir) – opcional
Preparação
Num tacho ou cafeteira pequenos adicione os ingredientes de cada parte e mexa ocasionalmente. Deixe levantar fervura e ferver 1 min. Desligue o lume.
Para fazer os olhos, coloque 1 mirtilo no fundo de uma forma para gelo ou chocolate, redonda de silicone e cubra com o preparado da cor que pretende, apenas até meio do mirtilo. Leve ao frigorífico para solidificar por 5-7min.
Depois de estar sólido coloque agora por cima a parte branca, até cobrir por completo e volte a levar ao frigorífico por 10 min. Entretanto pode ir enchendo outras formas de gomas simples com os restantes preparados, use 1 ou 2 cores se pretender. Leve ao frigorífico até solidificarem.
Desenforme e sirva numa taça ou megulhe em sumo de roma, morango ou framboesa para uma surpresa assustadora! Guardo no frigorífico em recipiente hermético até 4 dias.
* Nota: pode encontrar o agar-agar em pó em lojas de produtos naturais como o Celeiro (não funciona se for em flocos) ou mercearias biológicas. A spirulina encontra também em mercearias bio e nas zonas bio de alguns hipermercados, a Auchan tem até na zona a granel. Rale a curcuma fresca e deixe em água por 10 min. para conseguir a tonalidade amarelo/laranja.