Este hummus de beterraba e menta passou a ser o hummus preferido cá em casa. Não só pela cor maravilhosa como pelo sabor delicioso. E é tão fácil de fazer! Ora vejam.
Nunca fui apreciadora de beterraba. Gosto dela em saladas, ralada e com bastante vinagre, mas por si só não me entusiasma. Na verdade a única coisa que me fascina na beterraba é a cor e como a cozinha também é feita de cores, resolvi fazer experiências. Olhando para a foto decerto concordarão comigo quando digo que a experiência correu bem…:)
Esta semana elogiaram-me pela apresentação dos meus cozinhados. E apesar de ficar muito grata e orgulhosa pelo elogio, a verdade é que é tanto uma necessidade como uma preferência pessoal. A internet priva-nos dos sentidos mais importantes em relação à comida: o olfato e o paladar. É por isso necessário compensar na visão e tornar o pratos apelativos.
Sou da opinião que, com internet ou sem ela, comemos também com os olhos e por isso devemos ter cuidado na apresentação dos nossos pratos. Mas não quero de forma alguma criar-vos ideais perfecionistas de como os vossos cozinhados devem ser apresentados no dia a dia. Aliás, eu acho a perfeição um aborrecimento… consigo admirá-lá e dar o devido valor a quem a alcança ou tenta alcançar. Há breves momentos em que até a invejo mas passa-me rápido, não é para mim.
Eu gosto genuinamente das imperfeições. Gosto de como os legumes não estão cortados todos de forma igual. Gosto desta taça torta e irregular. Gosto do sol a entrar apenas de um lado da janela. Gosto de como os rabanetes ainda têm rama e raízes e gosto da assimetria de toda esta composição. Acho que é isso que a torna única.
Por isso, nada de se martirizarem por não conseguirem empratar ou cozinhar segundo os ideais daquilo que vêem algures. Ponham o vosso cunho nos pratos, façam o vosso melhor e asseguro-vos que será perfeito! (Perdoem-me o paradoxo).
Juntem-se a mim num brinde à imperfeição com este hummus de beterraba, que é bonito por si só e, melhor do que isso, é bem saboroso!
Não se esqueçam de partilha comigo as vossas recriações deste hummus de beterraba e menta no facebook e instagram !
Hummus de beterraba e menta
- Categoria
- Adequado para dieta
- Tags
Ingredientes
Ingredientes
- 2 chávenas de chá (= cup) de grão cozido e escorrido
- 1/4 beterraba cozida (se gostar muito do sabor a beterraba pode usar mais para intensificar o sabor)
- 2 colheres de sobremesa de tahini (pasta de sésamo)
- 1 dente de alho
- 2 colheres de sopa de azeite virgem extra
- 4 colheres de sopa de chá de menta (mais se necessário para ajustar consistência)
- 1/2 colher de café de cominhos (opcional)
- sumo de 1/2 lima ou limão pequeno
- flor de sal e pimenta preta em moinho a gosto
- Para decorar (opcional): 1 fio de azeite, sementes de papoila e folhas de hortelã-pimenta.
- Vegetais frescos a gosto: usei cenouras, rabanetes, brócolos, curgete e tomate cherry.
Preparação
Prove, ajuste o tempero e se necessário adicione mais chá para ajustar a consistência, volte a triturar até estar cremoso. Passe-o para um taça e decore com os restantes elementos (opcional). Sirva com os seus vegetais crus preferidos (em palitos ou pedaços).
Nota: use de preferência ingredientes de origem biológica. Para conseguir esta cor da fotografia, deve utilizar uma beterraba fresca recentemente cozida, caso contrário poderá resultar num rosa mais pálido ou avermelhado.
0 Responses
Definitivamente o meu Hummus preferido. 😉