Esta receita de leite creme de coco vai sem dúvida impressionar este Natal! Cremosa, doce e com um perfume maravilhoso da lúcia-lima que torna tudo ainda melhor. Vegan e sem glúten!
Começo por confessar que não sou fã de leite creme, nunca fui. Sabe demasiado a leite e enjoa-me terrivelmente. Na verdade não bebo leite desde os meus 10 anos e só o bebi até aí porque os meus pais me obrigavam, a mando da pediatra. Mas era pura tortura e curiosamente os meus 2 pais também não suportam leite (só por aqui poderiam ter colocado a dúvida se efetivamente o leite me fazia bem, mas eram outros tempos…).
Por essa razão aqueles típicos doces de Natal como o arroz doce, leite creme, aletria, etc., nunca me foram muito atraentes. De há uns anos para cá decidi começar a criar as minhas próprias versões, umas versões que eu gostasse de comer. Comecei pelo arroz doce e este ano resolvi criar o meu próprio leite creme. Pelo furor que ele fez no último workshop, em que não sobrou pitada, acho que é seguro dizer-vos que é um sucesso.
Hoje não me alongo mais, deixo-vos a receita deste leite creme cremoso, doce e bem aromático (vejam as notas abaixo para possíveis substituições). Até ao Natal vou partilhar pelo menos mais 2 receitas e tenho vindo a compilar uma série de sugestões de Natal (receitas novas e antigas) no facebook e instagram por isso não se esqueçam de passar por lá se precisarem de inspiração!
Espero que gostem!
Leite creme de coco e lúcia-lima
- Categoria
- Caraterísticas
- Adequado para dieta
- Tags
Ingredientes
Ingredientes
- 1 lata de leite de coco
- 450ml leite de amêndoa (sem adoçante)*
- 3 a 4 c. sopa amido de milho ou farinha de araruta*
- 5 folhas de lúcia-lima frescas (preferencialmente, mas pode usar secas)
- 1/2 vagem de baunilha
- 4 c. sopa de geleia de arroz (ou outro adoçante líquido)*
- 1/8 c. café de curcuma em pó (opcional)
- 4-6 c. sopa de açúcar mascavado integral escuro (opcional)
Preparação
Num tacho aqueça o leite de amêndoa, as folhas de lúcia-lima e a vagem de baunilha em lume médio. Assim que levantar fervura, apague e reserve até esfriar. Retire a vagem de baunilha e as folhas de lúcia lima (quanto mais tempo ficar a repousar mais intensifica o sabor).
Num liquidificador junte o leite de amêndoa, o amido, a geleia de arroz e uma pitada muito pequena de curcuma (opcional para dar cor amarela). Triture tudo muito bem. Reserve.
No mesmo tacho, aqueça agora o leite de coco em lume brando. Adicione a mistura do leite de amêndoa mexendo com uma vara de claras para não criar grumos (caso aconteça pode sempre triturar com a varinha mágica depois). Continue a mexer alguns minutos até a mistura engrossar. Retire do lume, transfira para ramequins e cubra-os. Leve ao frigorífico por pelo menos 2h.
Antes de servir espalhe 1 c. sopa de açúcar integral por cima e caramelize com a ajuda de um maçarico. Em alternativa pode fazê-lo com o modo de grelha no seu forno, mas deve aquecê-lo muito bem primeiro, caso contrário o leite creme vai rachar antes do açúcar caramelizar.
Nota: utilize de preferência ingredientes biológicos.
*Se o seu leite de coco for gordo e o leite de amêndoa não for muito diluído, utilize apenas 3 c. sopa de amido ou araruta, caso contrário utilize 4.
*Adoçante: pode utilizar outro adoçante líquido que prefira, mas tenha em consideração que poderá alterar a tonalidade do leite creme.
*Leite vegetal:pode utilizar outro leite vegetal que prefira mas a tonalidade e sabor do leite creme podem sair alteradas. As melhores escolhas são o leite de amêndoa, arroz e caju.