Leite creme de coco e lúcia-lima

Leite creme de coco e lúcia-lima - Blog da Spice
English English Portuguese Portuguese

Esta receita de leite creme de coco vai sem dúvida impressionar este Natal! Cremosa, doce e com um perfume maravilhoso da lúcia-lima que torna tudo ainda melhor. Vegan e sem glúten!

Começo por confessar que não sou fã de leite creme, nunca fui. Sabe demasiado a leite e enjoa-me terrivelmente. Na verdade não bebo leite desde os meus 10 anos e só o bebi até aí porque os meus pais me obrigavam, a mando da pediatra. Mas era pura tortura e curiosamente os meus 2 pais também não suportam leite (só por aqui poderiam ter colocado a dúvida se efetivamente o leite me fazia bem, mas eram outros tempos…).

Por essa razão aqueles típicos doces de Natal como o arroz doce, leite creme, aletria, etc., nunca me foram muito atraentes. De há uns anos para cá decidi começar a criar as minhas próprias versões, umas versões que eu gostasse de comer. Comecei pelo arroz doce e este ano resolvi criar o meu próprio leite creme. Pelo furor que ele fez no último workshop, em que não sobrou pitada, acho que é seguro dizer-vos que é um sucesso.

Hoje não me alongo mais, deixo-vos a receita deste leite creme cremoso, doce e bem aromático. Até ao Natal vou partilhar pelo menos mais 2 receitas e tenho vindo a compilar uma série de sugestões de Natal (receitas novas e antigas) no facebook e instagram por isso não se esqueçam de passar por lá se precisarem de inspiração!

Espero que gostem!

Leite creme de coco e lúcia-lima

Ingredientes

Ingredientes

  • 1 lata de leite de coco
  • 450ml leite de amêndoa (sem adoçante)
  • 3. c. sopa amido de milho
  • 5 folhas de lúcia-lima frescas
  • 1/2 vagem de baunilha
  • 4 c. sopa de geleia de arroz
  • 1/8 c. café de curcuma em pó (opcional)
  • 4-6 c. sopa de açúcar integral escuro (opcional)

Preparação

1
Num tacho aqueça o leite de amêndoa, as folhas de lúcia-lima e a vagem de baunilha em lume médio. Assim que levantar fervura, apague e reserve. Retire a vagem de baunilha e as folhas de lúcia lima (quanto mais tempo ficar a repousar mais intensifica o sabor).
2

Num liquidificador junte o leite de amêndoa, o amido, a geleia de arroz e uma pitada muito pequena de curcuma (opcional). Triture tudo muito bem. Reserve.

3

No mesmo tacho, aqueça agora o leite de coco em lume brando. Adicione a mistura do leite de amêndoa mexendo com uma vara de claras para não criar grumos. Continue a mexer alguns minutos até a mistura engrossar. Retire do lume, transfira para ramequins e cubra-os. Leve ao frigorífico por pelo menos 2h.

4

Antes de servir espalhe 1 c. sopa de açúcar integral por cima e caramelize com a ajuda de um maçarico. Em alternativa pode fazê-lo com o modo de grelha no seu forno, mas deve aquecê-lo muito bem primeiro, caso contrário o leite creme vai rachar antes do açúcar caramelizar.

Nota: utilize de preferência ingredientes biológicos. Pode utilizar outro adoçante que prefira, mas tenha em consideração que poderá alterar a tonalidade do leite creme. O mesmo se passa com leite vegetal que escolher.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Sobre Mim

Olá e bem-vinda(o) ao meu blog. O meu nome é Sofia e sou apaixonada por cozinha saudável e natural. Aqui vai encontrar receitas para o dia a dia e até para ocasiões especiais, sempre com ingredientes sazonais e locais.

O meu objetivo é simples: dar-lhe inspiração para cozinhar!

Subscreva o blog

Siga-me no Instagram

Visite a página no Facebook

Categorias

Receitas Recentes