Costuma usar polpa de tomate nos seus cozinhados? E que tal fazer uma polpa de tomate assado caseira, aproveitando a época deles? Receita fácil, deliciosa, vegan e sem glúten.
Por esta altura a minha horta está recheada de tomates. Este ano plantei tomate chucha e não tenho conseguido dar vazão aos quilos e quilos que crescem e amadurecem todas as semanas.
Tenho utilizado bastante em saladas, gaspacho e até assados no forno como acompanhamento. Mas uma das coisas que utilizo com alguma frequência e o ano inteiro é polpa de tomate. Por isso resolvi aproveitar também para criar um pequeno stock que me permita ter este molho caseiro sempre à mão para outras receitas.
É verdade que hoje temos tomate disponível o ano inteiro nos mercados e supermercados, porém não há nada como consumi-lo na sua estação, quando ele está no seu auge de doçura e plenitude. Além disso o tomate faz parte da família das solanaceas, juntamente com os pimentos, beringela, etc., cresce à noite e liberta uma substância (solanina) que pode agravar estados alérgicos e inflamatórios (especialmente ao nível dos ossos e articulações) em algumas pessoas. Por esta razão deve ser consumido moderadamente e na sua estação. Como qualquer fruto ou legume de verão tem uma quantidade fantástica de água, que ajuda o nosso corpo a fazer face às temperaturas mais altas desta época (a Natureza sabe sempre o que faz).
Nesta receita de polpa de tomate assado usei salva porque cresce abundantemente no meu jardim e eu adoro o seu aroma, mas podem substituir por orégãos, tomilho ou outra erva aromática que gostem. Como adoçante usei xarope de ácer (sim uma boa polpa de tomate leva adoçante para equilibrar a acidez), mas podem usar mel ou outro que prefiram. Gosto de usar os tomates inteiros, com sementes e pele porque acho um desperdício descartá-los, mas se preferirem sem vejam a nota adicional no final da receita.
Prometo que os vossos próximos cozinhados farão furor se começarem com uma boa polpa de tomate como esta: aromática, cheia de sabor e 100% natural 😉 Espero que gostem e já sabem, partilhem comigo os resultados no no facebook e instagram!
Polpa de tomate assado com alho e salva
- Categoria
- Caraterísticas
- Adequado para dieta
- Tags
Ingredientes
- 1 kg de tomate bem maduro (usei chucha mas pode usar outro)
- 4 dentes de alho
- 1 c. café paprika fumada (opcional)
- 3 c. sopa de xarope de ácer
- 6-8 folhas de salva fresca (ou outra erva que prefiram)
- azeite virgem extra q.b
- sal marinho e pimenta preta a gosto
- 2-3 c. sopa água (se necessário)
Preparação
Pré-aqueça o forno a 200ºC e forre um tabuleiro com papel vegetal. Reserve.
Corte os tomates em quartos e disponha-os no tabuleiro*. Descasque os dentes de alho e esmague-os ligeiramente com a lateral de uma faca. Espalhe por cima dos tomates, junte as folhas de salva e regue com um fio bem generoso de azeite, o adoçante e uma boa pitada de sal e pimenta. Leve ao forno por 40-50 min. mantendo a temperatura, ou até o tomate estar bem macio e ter perdido água.
Coloque tudo num liquidificador potente ou robot de cozinha, adicione a paprika fumada (opcional) e triture muito bem até conseguir uma polpa cremosa. Se lhe parecer demasiado espesso adicione água (1. c sopa de cada vez) até à consistência pretendida. Prove, ajuste os temperos e volte a triturar.
Transfira para um frasco ou recipiente hermético e deite por cima um fio de azeite. Guarde no frigorífico até 2 semanas ou no congelador por vários meses.
* Nota: utilize de preferência ingredientes de origem biológica.
* Gosto de utilizar o tomate inteiro, com pele e sementes porque acho um desperdício descartá-los, mas se prefere uma pasta mais sedosa basta retirar as sementes e pelá-los antes de irem ao forno.
3 Responses
Uma boa ideia de aproveitamento.
Obrigada!:)