Procuram incluir mais leguminosas nas vossas refeições e não sabem como? Ora aqui está uma forma deliciosa. Falo ainda da importância de demolhar.
De uma forma geral perdemos o hábito de comprar as leguminosas secas e demolhá-las em casa. Queremos tudo mais rápido e prático, não queremos perder tempo com tarefas que nos parecem evitáveis e por isso cortamos caminho e compramos o feijão, grão, milho, ervilhas, etc. já cozidos e enlatados.
Ora isto é extremamente conveniente, sem dúvida (eu também compro de vez em quando). Porém tudo o que é industrializado está sujeito a processos de aceleração (às vezes pouco naturais) que muitas vezes desconhecemos, para além de certamente ter conservantes para durar muito mais tempo na prateleira. Já não falando da qualidade e sabor de leguminosas demolhadas em casa, em comparação com as de lata (sem comparação possível).
Por tudo isto, comprar e demolhar torna-se numa tarefa simples e fácil que ocupará no máximo 2 min. do nosso dia. Eu demolho as leguminosas, cereais e por vezes frutos secos no mínimo 12 horas. Todos eles possuem o chamado ácido fítico, que nos dificulta a digestão e ao demolharmos este tempo esse componente é libertado para a água. Por vezes deixo demolhar mais de 24h (mudo a água a cada 24h) para que o processo de germinação ocorra. E como é potente e maravilhoso esse processo. Começa a ser gerada vida em cada grão e comê-lo nessa fase é poderoso para corpo e mente.
Para facilitar a digestão das leguminosas e outros grãos, cozo-os sempre com um pedaço de alga kombu. Esta alga, para além de altamente mineralizante, ajuda a minimizar os efeitos dos gases que as leguminosas possam propiciar na digestão. Se depois de tudo isto continuam com dúvidas, experimentem esta receita e vão tornar-se fãs!
Entretanto uma notícia: já adicionei nova data para o Workshop Refeições Saudáveis, saibam mais aqui.
Espero que gostem e não se esqueçam de partilha comigo as vossas recriações no facebook e instagram !
Puré de feijão branco
- Categoria
- Caraterísticas
- Adequado para dieta
- Tags
Ingredientes
Ingredientes
- 75g feijão branco seco
- 1 pedaço de alga kombu (2-3cm)
- 1 fio de azeite virgem q.b.
- sal marinho a gosto
- 1 dente de alho
- pimenta preta em moinho a gosto
- 1/4 c. café cominhos em pó
- água q.b (se necessário)
Preparação
Escorra, lave o feijão e coloque numa panela com água abundante (3x mais pelo menos) e a alga kombu. Assim que levantar fervura tempere com sal a gosto. Coza o feijão durante cerca de 1h30-2h ou até ficar completamente suave. Escorra e reserve (use a alga para sopas ou outros cozinhados).
Num robot de cozinha ou triturador coloque o feijão, um fio generoso de azeite, o alho e tempere com sal, cominhos e pimenta preta. Triture tudo muito bem, se necessário vá parando e raspando as laterais. Caso sinta a mistura muito seca adicione 1 a 2 c.sopa de água e triture novamente.
Prove, ajuste os temperos e continue a triturar até ter um puré suave e macio, sem grumos. Transfira para uma taça e sirva quente como acompanhamento, adicionando por cima vegetais salteados (como na foto). Pode ainda deixar esfriar e servir frio como patê (ex: hummus de feijão branco). Guarde em recipiente hermético e mantenha refrigerado até 1 semana.
Nota: utilize de preferência ingredientes biológicos.