Puré de feijão branco

Puré de feijão branco - Hummus de feijão branco - Blog da Spice
English English Portuguese Portuguese

Procuram incluir mais leguminosas nas vossas refeições e não sabem como? Ora aqui está uma forma deliciosa. Falo ainda da importância de demolhar.

De uma forma geral perdemos o hábito de comprar as leguminosas secas e demolhá-las em casa. Queremos tudo mais rápido e prático, não queremos perder tempo com tarefas que nos parecem evitáveis e por isso cortamos caminho e compramos o feijão, grão, milho, ervilhas, etc. já cozidos e enlatados.

Ora isto é extremamente conveniente, sem dúvida (eu também compro de vez em quando). Porém tudo o que é industrializado está sujeito a processos de aceleração (às vezes pouco naturais) que muitas vezes desconhecemos, para além de certamente ter conservantes para durar muito mais tempo na prateleira. Já não falando da qualidade e sabor de leguminosas demolhadas em casa, em comparação com as de lata (sem comparação possível).

Por tudo isto, comprar e demolhar torna-se numa tarefa simples e fácil que ocupará no máximo 2 min. do nosso dia. Eu demolho as leguminosas, cereais e por vezes frutos secos no mínimo 12 horas. Todos eles possuem o chamado ácido fítico, que nos dificulta a digestão e ao demolharmos este tempo esse componente é libertado para a água. Por vezes deixo demolhar mais de 24h (mudo a água a cada 24h) para que o processo de germinação ocorra. E como é potente e maravilhoso esse processo. Começa a ser gerada vida em cada grão e comê-lo nessa fase é poderoso para corpo e mente.

Para facilitar a digestão das leguminosas e outros grãos, cozo-os sempre com um pedaço de alga kombu. Esta alga, para além de altamente mineralizante, ajuda a minimizar os efeitos dos gases que as leguminosas possam propiciar na digestão. Se depois de tudo isto continuam com dúvidas, experimentem esta receita e vão tornar-se fãs!

Entretanto uma notícia: já adicionei nova data para o Workshop Refeições Saudáveis, saibam mais aqui.

Espero que gostem e não se esqueçam de partilha comigo as vossas recriações  no facebook e instagram !

Puré de feijão branco

Puré de feijão branco - Hummus de feijão branco - Blog da Spice

Ingredientes

Ingredientes

  • 75g feijão branco seco
  • 1 pedaço de alga kombu (2-3cm)
  • 1 fio de azeite virgem q.b.
  • sal marinho a gosto
  • 1 dente de alho
  • pimenta preta em moinho a gosto
  • 1/4 c. café cominhos em pó
  • água q.b (se necessário)

Preparação

1
Numa taça demolhe o feijão em água durante pelo menos 12h (eu deixo de 12-24h).
2

Escorra, lave o feijão e coloque numa panela com água abundante (3x mais pelo menos) e a alga kombu. Assim que levantar fervura tempere com sal a gosto. Coza o feijão durante cerca de 1h30-2h ou até ficar completamente suave. Escorra e reserve (use a alga para sopas ou outros cozinhados).

3

Num robot de cozinha ou triturador coloque o feijão, um fio generoso de azeite, o alho e tempere com sal, cominhos e pimenta preta. Triture tudo muito bem, se necessário vá parando e raspando as laterais. Caso sinta a mistura muito seca adicione 1 a 2 c.sopa de água e triture novamente.

4

Prove, ajuste os temperos e continue a triturar até ter um puré suave e macio, sem grumos. Transfira para uma taça e sirva quente como acompanhamento, adicionando por cima vegetais salteados (como na foto). Pode ainda deixar esfriar e servir frio como patê (ex: hummus de feijão branco). Guarde em recipiente hermético e mantenha refrigerado até 1 semana.

Nota: utilize de preferência ingredientes biológicos.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Sobre Mim

Olá e bem-vinda(o) ao meu blog. O meu nome é Sofia e sou apaixonada por cozinha saudável e natural. Aqui vai encontrar receitas para o dia a dia e até para ocasiões especiais, sempre com ingredientes sazonais e locais.

O meu objetivo é simples: dar-lhe inspiração para cozinhar!

Subscreva o blog

Siga-me no Instagram

This error message is only visible to WordPress admins

Error: API requests are being delayed for this account. New posts will not be retrieved.

Log in as an administrator and view the Instagram Feed settings page for more details.

Visite a página no Facebook

Categorias

Receitas Recentes