Tepache com cascas de ananás, para aproveitar tudo! Uma bebida fermentada e gaseificada naturalmente que dá uns belos refrescos de verão ou até uns mocktails bem saborosos.
Provavelmente nunca ouviu falar de Tepache certo? Eu até há algum tempo também não, mas nas minhas pesquisas contínuas para aproveitar ao máximo cada alimento deparei-me com esta bebida típica da América do Sul. Originalmente para se fazer tepache usa-se um ananás inteiro (ou uma boa parte), com casca e tudo, e ainda o chamado pilloncillo (equivalente à nossa rapadura).
Mas como a minha demanda é outra (tentar não desperdiçar até as cascas), resolvi adaptar a receita e usar apenas as cascas e centro do ananás. Como a rapadura também não é fácil de arranjar por aqui substituí por açúcar de coco (podem usar outro qualquer mas em termos de sabor foi o que me pareceu mais aproximado e com aquele ligeiro aroma a caramelo).
E nesta altura já está a pensar “uiii Sofia mas uma bebida com açúcar?? não dá para retirar o açúcar?”, a resposta é “Não” e explico porquê. O açúcar presente tem como única função alimentar os organismos vivos responsáveis pela fermentação. Estes organismos vão por isso consumir o açúcar durante o processo de fermentação, que decorrerá ao longo de dois ou três dias, e por isso terão uma bebida que não é de todo doce.
E se estão a pensar que fazer fermentados é uma ciência dificílima, prometo que se começarem por este vão mudar totalmente de opinião. E se não acreditam em mim vejam este vídeo tutorial na minha página do Instagram.
Espero que gostem e já sabem, se fizerem a receita partilhem comigo o resultado no Facebook e Instagram identificando @blogdaspice.
Tepache com cascas de ananás
- Tempo de Preparação5 min
- Pronto em2 dias
- Quantidade1 a 1,5 litros
- Categoria
- Bebidas
- Mocktail
- Caraterísticas
- Adequado para dieta
Ingredientes
Para o Tepache
- cascas e restos de 1 ananás
- 1 pau de canela (usei a canela picante da @obo_vanilla mas podem usar a que preferirem)
- 1 pedaço pequeno de gengibre
- 2 sementes de cardamomo
- 1/2 cup açúcar de coco ou rapadura (ou outro que prefiram)
- água q.b
Versão mocktail (para servir)
- 4 c. sopa açúcar de coco (ou outro)
- 1 lima ou limão pequeno
- 1 pitada de sal marinho
- água com gás q.b
Preparação
Passe um frasco grande e hermético (tem mesmo que ser hermético) bem lavado por água a ferver (para o esterilizar).
Adicione água até meio, junte o açúcar e mexa até o dissolver. Adicionar os restantes ingredientes e encha de água até ao cimo, pressionando as cascas para ficarem submersas.
Feche o frasco e reserve 36-48h em local escuro e de temperatura amena ou até notar umas bolhas brancas no topo (sinal de fermentação).
Coe, passe para uma garrafa hermética e leve ao frigorífico por mais 12-24h. Prove e dilua com mais água se o sabor for muito intenso.
Sirva fresco com umas gotas de sumo de limão ou para a versão mocktail coloque o açúcar e sal num prato pequeno, raspe um pouco da casca da lima e misture. De seguida corte a lima em quartos e passe-os pela borda dos copos. Vire os copos e mergulhe as bordas pela mistura do açúcar. Sirva o tepache fresco com um pouco de água com gás.
Conserve no frigorífico e consuma no prazo de 3-5 dias.
Notas: Use de preferência ingredientes biológicos.