Scones simples

Scones Simples - Blog da Spice
English English Portuguese Portuguese

Se há por aí amantes de scones como eu, aproveitem o fim de semana e façam esta receita! Prometo que serão os 30 minutos mais bem empregues dos próximos dias!

Scones, eu adoro scones. De preferência com manteiga mas com doce também serve. São raros os sítios onde os servem e ainda mais raros os sítios onde os fazem frescos e como deve ser. Na maioria das vezes há quantidades enormes de farinha de trigo e quilos de margarina envolvidos, mas não é o caso destes. Primeiro porque são vegan (sim não levam manteiga, leite ou ovos) e depois porque são feitos com farinha de espelta.

Para quem não conhece a espelta é uma “prima” do trigo que, talvez por não ser tão comum como seu primo, preservou ao longo destes anos a sua genética e valor nutricional. Também contém glúten, mas em valores inferiores ao trigo e no meu caso pessoal noto que a digiro muito melhor e sem sensação de inchaços, como acontece com a farinha de trigo comum.

Como o outono já se instalou e começa a apetecer-me chá e scones para o lanche, decidi que era desta que ia criar uma receita mais natural e saudável deste bolo tipicamente inglês. E saíram tão deliciosos que até estou a pensar juntá-los ao menu do próximo Picnic para os dar a experimentar. O que acham? Ainda há algumas vagas portanto se quiserem participar inscrevam-se para provar esta e outras delícias que vou preparar com todo o amor e carinho. Espero ver-vos por lá! 😉

Scones simples

Scones Simples - Blog da Spice

Ingredientes

Ingredientes

  • 175ml leite vegetal (usei de arroz) – mais para pincelar
  • 1 c. chá vinagre de sidra (ou sumo de limão)
  • 300g farinha de espelta branca
  • 1/4 cup de farinha de coco (cerca de 50g)
  • 6 c. sopa de óleo de coco sólido* (cerca de 75g)
  • 4 c. sopa de açúcar de coco – mais para polvilhar
  • 1+1/2 c. sopa fermento pitada de sal
  • raspa de laranja q.b – opcional, para polvilhar

Preparação

1
Pré-aqueça o forno a 200º e coloque papel vegetal por cima de um tabuleiro de forno. Polvilhe uma bancada com farinha e reserve.
2

Numa tigela pequena junte o leite e o vinagre para fazer um leitelho simples. Deixe repousar 5 minutos ou mais e reserve.

3

Peneire as farinhas, fermento e sal para uma taça grande. Junte de seguida o açúcar e o óleo em pedaços e desfaça-o com as mãos, envolvendo ao mesmo tempo com a farinha e açúcar. Pretende-se uma mistura mais ou menos uniforme com migalhas.

4

Adicione o leitelho e misture com uma colher de pau até a farinha absorver a maior parte do líquido. Utilize depois as mãos para amassar levemente de forma a incorporar tudo e formar uma bola. Passe-a para a bancada e estenda a massa numa forma redonda até ficar com 1,5cm altura.

5

Corte a massa em triângulos e transfira-os para o tabuleiro, deixando 1 a 2 cm entre cada um. Pincele-os ligeiramente com leite e de seguida polvilhe com açúcar de coco e raspa de laranja (opcional). Leve ao forno por 12-15 minutos ou até terem crescido e estarem dourados. Retire do forno e sirva ainda quentes com manteiga, doce ou ambos.

Notas: utilize de preferência ingredientes de origem biológica. * É de extrema importância que o óleo de coco esteja na consistência certa, ou seja sólido mas não demasiado rijo.
Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Sobre Mim

Olá e bem-vinda(o) ao meu blog. O meu nome é Sofia e sou apaixonada por cozinha saudável e natural. Aqui vai encontrar receitas para o dia a dia e até para ocasiões especiais, sempre com ingredientes sazonais e locais.

O meu objetivo é simples: dar-lhe inspiração para cozinhar!

Subscreva o blog

Siga-me no Instagram

Visite a página no Facebook

Categorias

Receitas Recentes