Iogurte grego com maçã caramelizada

img_2529

Sem ideias para o lanche, pequeno almoço ou sobremesa? Então aqui fica uma sugestão bem deliciosa e sem açúcar refinado. Cooking time: 10 min. O que pode ser mais fácil?

Já vos disse que comprei um espiralizador e portanto volta e meia gosto de lhe dar uso. Normalmente utilizo-o para vegetais, como por exemplo nos meus zoodles com bolonhesa de atum, mas deste vez decidi utilizá-lo em fruta. (PS- não se assustem, podem fazer a receita mesmo não tendo esta máquina, vejam alternativas na preparação).

Vinha eu a caminho de Luanda, depois de um dia bem passado na praia de Sangano (abaixo), e subitamente apeteceu-me comer maçãs.

img_2520

Mas após um dia de praia só uma maçã não era suficiente para matar a fome que se instalou ao longo dos cerca de 100km de caminho. Podia juntá-la como iogurte, como por vezes faço, mas 100km dão mais do que tempo para a minha mente deambular e arranjar uma alternativa bem mais original.

Por isso, assim que cheguei a casa pus-me “em campo”. E posso dizer-vos que este lanche soube-me pela vida. O doce do mel, com a maçã pegajosa em caramelo e o iogurte cremoso são uma combinação perfeita.

Experimentamos? Deixo no final uma sugestão para versão vegan ou sem lactose.


Ingredientes: (2 pessoas)

2 iogurtes gregos naturais e light

1 maçã (utilizei maçã verde mas penso que funciona com qualquer uma)

2 colheres de mel

canela q.b

Preparação:

Retire o caroço à maçã e coloque-a no espiralizador até a transformar em esparguete. Em alternativa desfie-a com um descascador de legumes ou rale-a. Coloque-a numa frigideira ou tacho e junte o mel e a canela a gosto. Em lume médio/alto deixe que a maçã perca a sua água e caramelize. Vai precisar de mexer de vez em quando para que a mistura não cole.

Assim que a maçã ganhar uma consistência pegajosa, retire do lume. Disponha a maçã por cima do iogurte grego e decore com umas sementes de sésamo (opcional). Se pretender, junte mais um pouco de mel. Sirva.

Opção vegan/sem lactose: substitua o iogurte grego por iogurte de soja e o mel por agáve.

Anúncios

One thought on “Iogurte grego com maçã caramelizada

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s