Salada de couve roxa e rabanetes com molho de iogurte e funcho

img_26771

Uma versão diferente da típica americana coleslaw, com muito menos gorduras e bem mais saudável. Pronta em 10 min e só com 5 ingredientes, também em versão vegan!

 Aqui em Luanda costumo encomendar as frutas e vegetais de uma empresa que se chama Fazenda Girassol. Fazem entregas ao domicílio e os preços são mais acessíveis do que nos hipermercados. Além disso, tenho a garantia que entre a colheita e a entrega passam no máximo 48h (mais frescos que isto só se os colhesse eu diretamente para o prato).

Estou a contar-vos isto não porque me tenham pago para o fazer (se assim fosse avisava-vos), mas porque acredito que em qualquer sítio devemos buscar soluções que tragam os ingredientes mais frescos e saborosos até nós.  Em Portugal já há muita oferta deste tipo de serviços (felizmente). Se ainda não aderiram a um, façam-no porque faz toda a diferença no sabor e o vosso organismo agradece!

Aqui em Luanda esta é a única opção que conheço e apesar de ainda não terem muita diversidade de produtos, sinto-me bastante bem servida. Para além da qualidade dos produtos e do excelente serviço, volta e meia oferecem uns “mimos” aos Clientes. Um desses mimos foi uma couve roxa que me ofereceram na última encomenda.

Eu confesso que não sou grande fã de couve roxa, mas como não gosto de estragar comida decidi tirar o melhor partido desta oferta e fiz esta salada. Não é que ficou deliciosa? Os rabanetes deram um toque apimentado e o contraste com o iogurte grego e o funcho foram excelentes combinações para acompanhar este Pungo em papelotes com gengibre e rúcula.

Querem um conselho? Façam um 2 em 1: inscrevam-se num serviço de entrega de frescos perto de vocês, peçam estes ingredientes e façam esta receita! 😉


Ingredientes: (4 pessoas)

 1/2 couve roxa

5 rabanetes

1 iogurte grego natural magro*

sumo de meio limão

flor de sal e pimenta preta

2 colheres de sopa de funcho picado

1 colher café de mostarda dijon à antiga (com grãos) – opcional

Preparação:

Corte a couve roxa em juliana, os rabanetes em pedaços e reserve.

Junte numa taça:  1 iogurte grego natural magro, sumo de meio limão, o funcho picado e a mostarda (opcional). Mexa tudo bem, prove e tempere a gosto com sal e pimenta preta moída na hora.

Adicione o molho à couve e rabanetes e envolva bem até ter repartido o molho uniformemente. Decore com um pouco de funcho e sirva.

Nota: utilize de preferência ingredientes biológicos.

*Para uma versão vegan: utilize um iogurte de soja e adicione uma colher de café de néctar de agáve cru (opcional).

Anúncios

One thought on “Salada de couve roxa e rabanetes com molho de iogurte e funcho

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s