Tostas de arroz com abacate e morangos

img_3049

Esta é das receitas mais fáceis e mais bonitas que já fiz! E também é deliciosa, vegan e sem glúten, portanto é só pontos fortes.

Vou fazer-vos o enquadramento do dia em que me surgiu esta receita para perceberem como isto de vez em quando funciona. Sim, porque muitas vezes não são momentos “bonitos de iluminação”, são situações banais e/ou privações de ingredientes que me fazem inventar destas coisas.

É sexta-feira e são seis da tarde aqui em Luanda. Depois de um dia de trabalho e de meia hora no trânsito para fazer um percurso de 10 min, chego a casa e tenho a despensa vazia. Isto porque cheguei ontem de viagem às oito da manhã e às nove e meia já estava numa reunião com a administração.

No intervalo do almoço fui ao supermercado e comprei: mangas, abacates, morangos (uma raridade por aqui), alface, nozes, queijo e ovos. Esqueci-me de comprar pão. Agora dava jeito pão para umas torradas… Estou morta e não me apetece fazer jantar. Ponho a fruta de molho com o desinfectante (sim aqui tudo se desinfecta e se ao princípio achamos que é excesso de zelo, depois de uma febre tifóide mudamos de opinião).

Tenho fome, o que é que tenho aqui rápido e que não dê muito trabalho? – penso. Lembro-me que trouxe de Lisboa tostas de arroz. Olho para o abacate e para os morangos que tenho de molho e penso “Será?”. Resolvo seguir o instinto. Esmago o abacate com um garfo, corto os morangos em fatias finas. A junção de cores é ótima do ponto de vista visual. Junto umas sementes de papoila. Tenho que tirar uma fotografia a isto… Provo e sinto que descobri a pólvora. Quem diria que isto ficava tão bem? Repito o processo porque 2 não bastaram.

Nada mau para inspiração, certo?


Ingredientes: (4 doses)

4 tostas de arroz

1 abacate maduro

8 morangos maduros

sementes de papoila para decorar (opcional)

Preparação:

Corte o abacate ao meio e retire o caroço. Com a ajuda de um garfo pise-o até conseguir uma pasta. Reserve.

Retire o pé dos morangos e corte-os em fatias finas. Barre as tostas com o abacate e disponha por cima os morangos. Termine com umas sementes de papoila. Sirva.

Nota: utilize de preferência ingredientes biológicos.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s