Arroz cremoso de coco e coentros

img_3166

Sim eu sei, estão apreensivos em relação à mistura de coco e coentros… Mas deixem-me dizer-vos que é genial e deliciosa! Como é que não me lembrei disto antes?!

De facto há sabores que nunca nos passa pela cabeça juntar. Ou porque tal nunca nos ocorreu naturalmente, ou porque na nossa cabeça por alguma razão os “arrumámos” como incompatíveis, ou até porque na cultura em que nos inserimos nos ensinaram que a junção desses sabores não faz sentido.

Mas o que gosto na culinária é que não há verdades universais. O que serve para mim não serve para outra pessoa e o que funciona hoje em termos de sabor, pode não funcionar amanhã e vice-versa (sim porque os gostos e paladares alteram-se com o tempo). Por isso a única forma de saber se a junção de certos sabores funciona é mesmo experimentando continuamente.

Até há 2 ou 3 anos atrás tinha 3 verdades pessoais em relação a comida: não gosto do doce com o salgado, nem da fruta com a comida e não como nada cru (de origem animal). Volvido este tempo, posso dizer-vos hoje em dia que apenas 1 destas restrições se mantém e é sobre a comida crua. E lembro-me de há 2 anos atrás provar certas receitas e não gostar e hoje em dia volto a prová-las e gosto! Go figure

Portanto, esqueçam as vossas “verdades e restrições universais” em relação a comida e voltem a provar, de tempos a tempos, tudo aquilo que dizem que não gostam. Tenho a certeza que se vão surpreender. 😉


Ingredientes: (2 pessoas)

1 chávena de chá de arroz carolino

1 + 1/2 chávena de chá de água quente

1 punhado de coentros frescos picados

100ml de leite de coco

1 dente de alho picado

2 colheres de sopa de azeite

sal dos himalaias e pimenta preta em moinho a gosto

alho desidratado – opcional para decorar

Preparação:

Num tacho em lume médio coloque o azeite e salteie o dente de alho picado e metade dos coentros picados. Junte o arroz e envolva tudo, deitando de seguida a água quente. Tempere com sal e pimenta a gosto.

Deixe levantar fervura e coza em lume brando até a água evaporar (cerca de 10-15 min).Vá monitorizando o arroz de 5 em 5 minutos para se certificar que não está a ficar sem água demasiado rápido (lume alto demais) ou ainda não levantou fervura (lume baixo demais).

Junte o leite de coco e os restante coentros (reserve alguns para decorar se quiser), mexa e ajuste os temperos (sal e pimenta). Deixe apurar mais 5 min em lume brando. Sirva e decore com coentros frescos e alho desidratado.

Nota: utilize de preferência ingredientes biológicos.

Anúncios

2 thoughts on “Arroz cremoso de coco e coentros

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s