Molho cremoso de beterraba

img_3606

Creamy roasted beetroot sauce (recipe in EN below)

Se gostam de beterraba vão adorar este molho. Ótimo para acompanhar tostas, sandes, vegetais ou até pratos de carne ou peixe. Muito fácil de fazer e com opção vegan ou sem lactose.

Há alimentos que me chamam a atenção pela cor mais do que pelo sabor. A beterraba é um caso desses para mim. Não sou a maior fã do sabor, mas tenho que dar a mão à palmatória no que toca ao efeito visual que cria nos pratos, porque é deslumbrante.

Num destes dias resolvi fazer experiências com beterraba e saiu este molho cremoso e rosa shock, que quase parece uma daquelas coberturas de cupcakes, carregada de corantes. Mas não é. É cem por cento natural e cem por cento mérito da mãe natureza (vá e um bocadinho meu por ter juntado os ingredientes).

A receita que vos deixo aqui supõe beterraba assada e isto leva um bocadinho de tempo. Em alternativa podem cozê-la, porém terão que a escoar e secar muito bem senão o molho ficará aguado. Se o tempo não for um factor determinante, sugiro mesmo que a assem porque acentua o sabor de uma forma luxuriosa.

Fiz este molho para acompanhar as minhas tostas de pão árabe, porém usei vegetais salteados em vez do tomate e abacate. Ficaram deliciosas! Se experimentarem contem-me se gostaram 😉


Ingredientes:

1 beterraba

1 iogurte grego natural (ou iogurte de soja ou coco para versão vegan ou sem lactose)

1 fio de azeite virgem extra (mais se necessário)

1 colher sobremesa de vinagre balsâmico

1/2 colher café piri piri

4 a 5 folhas de hortelã fresca

1/4 colher café cominhos

1/4 colher café gengibre em pó

1 dente de alho

Flor de sal e pimenta preta em moinho a gosto

Preparação:

Pré- aqueça o forno a 200º.

Corte a base e topo da beterraba para eliminar a rama e raiz, caso existam. De seguida corte-a em quartos e disponha-a num tabuleiro de forno, sob uma folha de papel vegetal. Adicione por cima um fio de azeite, sal e pimenta preta em moinho a gosto. Leve ao forno cerca de 50 minutos a 180º ou até a beterraba estar macia. Sugiro que vá espreitando de 20 em 20 minutos e espetando um garfo para verificar a consistência. Retire e deixe esfriar.

Retire a casca da beterraba e coloque-a num robot de cozinha ou liquidificador. Adicione os restantes ingredientes e triture tudo até conseguir um molho cremoso e aveludado, sem grumos. Prove e ajuste o sal, pimenta e azeite, se necessário, e volte a triturar. Transfira para uma taça, decore com folhas de hortelã e sirva.

Nota: utilize de preferência ingredientes biológicos.


English Version

Ingredients:

1 small beetroot

1 vegan yogurt of choice (unsweetened)

1 drizzle of extra virgin olive oil (more if needed)

2 tsp balsamic vinegar

1/4 tsp grounded chili

4 or 5 fresh mint leaves

1 pinch of cumin (optional)

1 pinch of ground ginger

1 garlic clove

sea salt and freshly grind black pepper at taste

Preparation:

Pre-heat your oven at 200ºC.

Cut the beetroot into quarter, taking of leaves and bottom. Put it on a baking tray over unbleached parchment paper and drizzle it with olive oil, a pinch of sea salt and pepper at taste. Bake it for about 50min at 180ºC or until tender (check with a fork). Remove from oven and let it cool down.

Peel the beetroot and place it in a blender. Add the remaining ingredients and blend everything until smooth. Taste it, adjust spices if needed and blend again. Transfer to a cup, decorate with mint leaves and serve.

Great for dipping, sandwiches or simply over your favorite veggies.

Enjoy!

Note: use preferably organic ingredients.

Anúncios

One thought on “Molho cremoso de beterraba

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s