Panquecas de espelta com doce de framboesa

img_4107

Querem fazer algo diferente para o dia dos namorados? Que tal começarem com um pequeno almoço na cama e com estas panquecas saudáveis e deliciosas?

Estamos a um mês do dia dos namorados e recebo um novo convite da Lux Angola, para criar duas receitas para essa data especial. Dei comigo a pensar logo de início: “convite fantástico mas tricky…”. Isto porque nesta ocasião é muito fácil cairmos no exagero e pecarmos por excesso. Não me refiro à quantidade de comida e bebida que ingerimos (porque afinal um dia não são dias), mas sim ao exagero de rosas vermelhas, corações de purpurinas, ursos de peluche e balões a dizer I Love You, que abundam nas decorações de lojas, restaurantes, hotéis e afins.

Não tenho qualquer problema em criar uma decoração ou prato mais românticos. Aliás o romantismo é bom, quer-se, é para manter, mas em doses moderadas (como tudo o resto) e, acima de tudo, de forma original e genuína. Recorrer aos clichés comuns e exagerar ao ponto de parecer que nos estamos a esforçar demasiado é que não.

E foi com isto em mente que resolvi criar as duas receitas, optando por uma refeição do dia a que, tipicamente, não se dá muita atenção nesta data: o pequeno almoço. Porque se pensarem bem, haverá refeição mais romântica que um pequeno-almoço a dois? Seja um pequeno-almoço na cama, na varanda ou num cenário idílico, quanto a mim é das refeições mais intimistas que podemos partilhar com alguém. Portanto este ano, esqueçam as prendas caras, os bombons e os restaurantes apinhados e criem vocês o vosso momento a dois. Eu dou esta ajudinha!


Ingredientes:

1 + ½ chávenas de chá de farinha de espelta

2 ovos

1 chávena de leite de amêndoas

1 colher de café de fermento

2 colheres de sopa de stevia granulada

1 colher de café de sal fino dos himalaias

½ colher de café de extracto de baunilha

¼ colher de café de canela em pó (opcional)

1 colher de café de óleo de macadâmias (ou outro que prefira)

doce de framboesa (o meu leva apenas 2 ingredientes, veja aqui a receita)

 Preparação:

Numa taça grande coloque os ingredientes secos e misture-os com um fouet (batedor de claras). Junte os ovos e leite e bata tudo muito bem, até conseguir uma mistura homogénea.

Em lume brando, deite numa frigideira antiaderente o óleo de macadâmia e espalhe-o com a ajuda de papel de cozinha, para untar bem. Use um pouco do óleo para untar uma forma em formato coração. Quando a frigideira estiver quente deite um pouco da mistura no centro  da forma, preenchendo-a até meio (não deve preenchê-la totalmente até ao rebordo porque as panquecas vão crescer).

Espere até toda a massa estar cozida (3-4 min.), retire a forma e vire a panqueca com a ajuda de uma espátula. Aguarde que coza do outro lado (1-2 min.) e reserve num prato. Repita para a restante mistura.

Por último faça pequenos corações de doce no centro das panquecas, com a ajuda de um saco de pasteleiro ou colher. Sirva.

Nota: utilize de preferência ingredientes biológicos.

Anúncios

One thought on “Panquecas de espelta com doce de framboesa

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s